Federações patronais e laborais formam comissão intersindical de enfrentamento da crise econômica

27/03/2020   15h21

Seis federações patronais e laborais do Rio Grande do Norte reuniram-se em uma comissão para enfrentar a crise econômica e social causada pela pandemia do coronavírus (Covid-19) e que já tem impacto nas relações de trabalho. “As federações empresariais também estão unidas. Todos, do seu canto, buscamos ajudar o nosso estado”, destaca o presidente da FIERN,  Amaro Sales de Araújo.

A Comissão Intersindical de Enfrentamento da Crise Econômica/Laboral é formada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do RN (FTI), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio/RN),  a Federação dos Trabalhadores do Comércio de Bens e Serviços (Fetracs-RN), a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor), a Federação Nordeste dos Trabalhadores em Transportes e Trânsito (FENSTTT), Federação da Agricultura e Pecuária do RN (Faern), Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (Contar) e Ministério do Trabalho (MTE).

O mediador da comissão é o advogado Cláudio Gabriel de Macedo Júnior, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/RN).  O objetivo é ofertar um canal de diálogo permanente entre empresas e trabalhadores, com mesas de negociação coletiva de trabalho.

A comissão funcionará na Casa da Indústria e na sede da Fecomércio/RN, ambas em Natal, das 14h às 18h. As demandas devem ser encaminhadas por e-mail covid19-juridico@fiern.org.br ou secretaria@fecomerciorn.com.br; ou através dos telefones 3204-6200 e 3026-9405.

Esta é mais uma ação desenvolvida em conjunto com demais federações patronais. Nesta semana a FIERN, Fecomércio, FAERN e Fetronor encaminharam carta aberta aos bancos e também ao Governo do Estado defendendo medidas emergenciais para enfrentar a crise causada pela pandemia de Covid-19.

Plantão Jurídico

A FIERN também está dispondo de um plantão jurídico para sindicatos e indústrias para fornecer informações técnicas sobre a situação atual. O atendimento é online, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, através do e-mail covid19-juridico@fiern.org.br. É necessário informar o nome da empresa e o CNPJ.