Feira de Negócios une empresas, instituições, governo e pesquisadores no Seridó

16/06/2019   10h27

Um novo formato de Feiras de Negócios foi lançado no Rio Grande do Norte com o propósito de aproximar o empresariado das instituições de ensino e fomentar o uso de novas tecnologias no processo produtivo, estimulando a competitividade a partir da inovação. A primeira edição da FENECITI – Feira Regional de Negócios, Ciência, Tecnologia e Inovação aconteceu em Caicó na sexta e sábado, 14 e 15 de junho, sendo uma iniciativa do Governo do Estado, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, FCDL e CDL-Caicó, com apoio do Sistema FIERN.

O evento de negócios aconteceu no Complexo Ilha de Sant’Ana, com 100 estandes de expositores, entre iniciativa privada e poder público, além de palco cultural, auditório e unidades móveis do SESI e SENAI. Uma das exposições foi sobre o contexto da indústria 4.0 e o surgimento de novas tecnologias, que aconteceu na Unidade Móvel de Informática do SENAI.

No estande da FIERN foram demonstradas aplicações da impressora 3D. “A tecnologia já está mudando a indústria e os empresários devem se preparar para essas novas mudanças de produtos e processos. A tecnologia da impressora 3D já é real e próxima de todos”, destacou Silvio Torquato, secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e vice-presidente da FIERN.

A governadora Fátima Bezerra visitou o estande da FIERN onde conheceu iniciativas de qualificação profissional no Seridó, a partir do Centro de Unidades Móveis do SENAI, e de programas de Saúde e Segurança no Trabalho do SESI.

Diversas indústrias seridoenses expuseram seus produtos na FENECITI, como o Grupo Primor, de Currais Novos, que em 2019 comemora 100 anos de atividades, e a Slup, indústria caicoense de sorvetes que já opera no mercado do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Na área de alimentos, também participaram o Café Icla (Jardim do Seridó), Queijeira Dona Gertrudes (Caicó), Produtos Caicó e Massas Jucurutu. Também contaram com estandes a Serralheria Dantas (Caicó), Del Rayssa e Calle (Jucurutu), Cia do Boné (São José do Seridó), Bonelaria Dantas (Caicó), Dubladora ASFAB (Caicó).

A programação da FENECITI contou ainda com Desafio Universitário, encontros expositivos entre fornecedores e compradores, Ação Cidadã, Encontro de Bordadeiras do Seridó, desfiles de moda de marcas produzidas na região, apresentações culturais e shows gratuitos. A ideia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico é que o evento aconteça trimestralmente e contemple todas as regiões do Rio Grande do Norte. O secretário Jaime Calado confirmou as próximas edições para o Oeste e Mato Grande, ainda em 2019.

Além da FIERN, a FENECITI contou com apoio do Sebrae, UFRN, UERN, UnP e ITEP. Patrocínio: Governo Federal, Banco do Nordeste, Município de Caicó, Sistema FIERN, Fecomércio RN, Potigás, IPEM, CAERN, JUCERN, Cimento Mizu, Coca-Cola e Café Santa Clara.