FIERN cria Grupo de Trabalho para período pós-pandemia

20/04/2020   09h53

A FIERN criou, em parceria com a Fecomércio, Faern, Fetronor, Sebrae e com a participação do Governo do Estado e de Universidades, no último sábado (18), um grupo de trabalho para discutir e apresentar ações estruturantes e estratégicas para recuperação e crescimento do Rio Grande do Norte, considerando o período da pós-pandemia.

“Precisamos nos unir em torno do futuro, avaliando, articulando e construindo cenários que nos ajudem a minimizar os impactos da grande crise causada pelos efeitos do COVID-19 na economia”, disse o presidente Amaro Sales ao formalizar o convite para as demais instituições. A coordenação do grupo de trabalho caberá a FIERN.

 

 

O grupo irá atuar na concepção, discussão e sugestão de ações para a recuperação de empresas e o fortalecimento da economia potiguar quando a pandemia terminar e as atividades forem retomadas. Além disso, explica o coordenador do grupo de trabalho, o consultor José Bezerra Marinho Júnior, que também coordena o projeto MAIS RN, o Grupo terá caráter executivo em algumas áreas e, no tocante a medidas do poder público, atuará no acompanhamento da execução das propostas. O grupo funcionará no âmbito do Mais RN.

 

“O Grupo surgiu da decisão do presidente Amaro Sales em reunir os três eixos – setor produtivo, academia e governo – para discutir e planejar providências e decisões, com indicação de ações concretas que precisam ser tomadas para o período pós-pandemia. Como a injeção de recursos, no acesso ao crédito, priorizar áreas. Tendo em vista que 60% da economia do Rio Grande do Norte é formada por micro e pequenas empresas que precisarão de crédito para manter e retomar as atividades”, disse Marinho.

 

O primeiro encontro, por videoconferência, será realizado nesta segunda-feira (20), com participação do professor Anderson Mol do Departamento de Administração da UFRN, um dos estudiosos da economia potiguar e dos impactos da crise nas empresas.

 

Além dele, aceitaram o convite para integrar o GT os professores Aldo Dantas, que foi pró-reitor de extensão da UFRN com atuação na Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional (SDR/MI), e Pablo Ruyz do Departamento de Georgrafia da UFRN. Pelo governo deverão participar, representantes das Secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sedec), de Agricultura e Pesca (Sape) e de Tributação.

 

ASSESSORIA FINANCEIRA PARA SUA EMPRESA

O Mais RN oferece mais um serviço a empresários do Rio Grande do Norte com a assessoria financeira dada pelo consultor Aluízio Azevedo Júnior, via Sala de Situação. O consultor está disponível para receber e-mails com dúvidas e demandas na sua área de atuação de Consultoria de finanças, organização, gestão e crédito. Além disso, publicará artigos semanalmente. O serviço pode ser acessado no https://www.fiern.org.br/assessoria-financeira-para-sua-empresa/.

 

Aluízio Azevedo Júnior tem formação em Processamento de Dados, Altos Executivos pela UFRJ, Marketing FGV, Finanças USP. Com vasta experiência como especialista na área organizacional, de crédito e de estruturação normativa, atuou como consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, no segmento de instituições financeiras brasileiras de crédito e fomento, vinculadas à Associação Brasileira de Desenvolvimento-ABDE.

 

 

Por Sara Vasconcelos, Unicom/FIERN