Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia da FIERN – COINCITEC toma posse

17/03/2021   18h18

 

O estímulo à ciência e inovação para a inserção cada vez maior das empresas na chamada Indústria 4.0 foi defendido pelo presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, durante a primeira reunião da Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia da FIERN – COINCITEC, em 2021, na tarde desta quarta-feira (17). A reunião também marcou a posse dos integrantes e instituições convidadas da Comissão, que é presidida pelo diretor da FIERN Djalma Barbosa da Cunha Júnior. Instaurada em dezembro de 2020, a COINCITEC visa dar suporte técnico e estratégico para que a presidência da FIERN possa encontrar soluções para os gargalos que perpassam pelas temáticas: inovação, ciência e tecnologia. O encontro virtual reuniu representantes das instituições e órgãos que compõem a Comissão, além de diretores, gestores da FIERN e empresários.

 

O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, destacou a importância de uma Comissão que discuta o processo de modernização e inovação da indústria. “Este é mais uma Comissão importante que a FIERN consegue implementar, mesmo durante a pandemia. E que terá um papel importante dada a importância da inovação no âmbito da indústria 4.0, bem como das oportunidades para uma reindustrialização do Brasil, como aponta estudo recente da CNI, que passa pela inovação. Uma indústria que precisa se reinventar”, disse. “Parabenizo, aqui, a todos e cada um que assume hoje esse compromisso, em especial ao presidente da Comissão, Djalma Júnior, que aceitou esse desafio”, acrescentou.

 

 

A COINCITEC é formada por Sindicatos de Setores Produtivos, Sistema FIERN (FIERN/SESI/SENAI/IEL), COSERN, Sebrae RN, Conselho Municipal de Ciência Tecnologia e Inovação (COMCITI) da Prefeitura do Natal, Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONECITI/SEDEC RN), Fundação de Apoio à Pesquisa (FAPERN), pelas Universidades UFRN, UFERSA, UERN, UnP e Instituto Federal do RN (IFRN), Rede Potiguar de Incubadoras e Parques Tecnológicos (REPIN), pela Assembleia Legislativa do RN, Câmara Municipal do Natal e Fecomércio. E tem como apoiadores convidados, Consultores Independentes, Fundações, CDL Jovem e SOFTEX.

 

O presidente Djalma Barbosa da Cunha Júnior expôs a atuação da Comissão, que visa promover a integração dos atores do ecossistema de inovação do Rio Grande do Norte. “Buscamos a aproximação da ciência com a prática do mercado, da indústria, com a participação do setor produtivo, do governo, da academia e demais instituições para uma integração de atores. Queremos integrar ações, convergir ideias para ter um ecossistema de inovação fortalecido em nosso estado para que possamos construir, de forma conjunta, políticas públicas de inovação no âmbito estadual, estratégias prioritárias e planos para atuar com foco em oportunidades”, disse Djalma Júnior, que também é o representante da FIERN na Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

 

Como pontos centrais de atuação, ele destacou o de acompanhar e debater a legislação, desenvolver propostas de políticas e estimular práticas voltadas para a área de sua competência; promover o debate com especialistas e autoridades na área de Inovação, Ciência e Tecnologia e avaliar as políticas para os diferentes setores em que se aplicam; formular linhas de ação para aumentar a competitividade e o aumento da produtividade das indústrias, colaborando com a sustentabilidade para os setores produtivos; além de representar a FIERN, junto à CNI, na Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), bem como, desenvolver ações correlatas que objetivem trabalhar para que a inovação seja reconhecida como imprescindível para alcançar o crescimento econômico e o bem-estar social.

 

Além disso, a COINCITEC  busca discutir e tratar diretrizes e ações, com apoio do Sistema de Núcleos Estaduais de Inovação – SNEI, intitulado Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação – NAGI RN na FIERN, envolvendo universidades, governos e setores produtivos; discutir e tratar ações do Comitê de Lideranças Empresariais pela Inovação, instituído em 2018, referente às lideranças empresariais locais, endossando o engajamento crescente e importante como representantes catalisadores de propostas que aperfeiçoem medidas de estímulo à inovação. Djalma também pontuou como objetivos fortalecer a integração e promover a atuação conjunta dos parceiros dos setores públicos e privados, em ações voltadas para competitividade industrial e inovação, evitando a dispersão de ações e o desperdício de recursos; além de outras atribuições delegadas pela Presidência da FIERN em relação à temática “inovação, ciência e tecnologia”.

 

 

A diretora de Inovação da CNI e coordenadora executiva da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), Gianna Sagazio, parabenizou a iniciativa da criação da COINCITEC da FIERN e lembrou a importância da maior participação da indústria potiguar no processo de formular políticas de inovação para o setor. A MEI é um grupo coordenado pela CNI, que reúne mais de 400 das principais lideranças de empresas brasileiras e multinacionais com atuação no país. “Reitero o convite às indústrias do Rio Grande do Norte participar da MEI, que é o principal espaço de diálogo do setor empresarial com o governo e reúne os diversos atores da inovação. É de suma importância ter uma representação em nível nacional. Esta comissão tem papel relevante na construção

 

A coordenadora da MEI/CNI pondera que o Brasil carece de uma estrutura abrangente em termos de políticas que aborde simultaneamente os três componentes principais da competitividade: inovação, tecnologia e talentos. Ela também destacou a urgência da adoção de medidas que acelerem o financiamento à ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no Brasil, especialmente no momento de crise ocasionada pela pandemia de Covid-19.

 

Composição do COINCITEC

  1. Sindicatos de Setores Produtivos
  2. COSERN
  3. Sistema FIERN: SESI / SENAI / IEL
  4. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE RN
  5. Conselho Municipal de Ciência Tecnologia e Inovação – COMCITI – Prefeitura do Natal
  6. Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação – CONECITI / SEDEC RN
  7. Fundação de Apoio à Pesquisa – FAPERN
  8. Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
  9. Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA
  10. Universidade Estadual do RN – UERN
  11. Instituto Federal do RN – IFRN
  12. Universidade Potiguar – UnP
  13. Rede Potiguar de Incubadoras e Parques Tecnológicos – REPIN
  14. Assembleia Legislativa / RN – AL RN
  15. Câmara Municipal do Natal – CMN
  16. Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte – FECOMÉRCIO