FIERN discute setor eólico em Fórum na Escola de Governo, em Natal

14/08/2019   17h41

 

Autoridades e especialistas discutem o futuro do setor eólico no Brasil, nesta quarta e quinta-feira, 14 e 15, durante o 11º Fórum Nacional Eólico – Carta dos Ventos, que acontece na Escola de Governo, no Centro Administrativo em Natal.   A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) foi representada pelo presidente do Sinduscon Mossoró, Sérgio Freire, que também preside a Comissão Temática de Energias Renováveis (COERE). O fórum é o principal encontro político-econômico do setor eólico nacional.

 

“Trabalhamos para que haja um relacionamento ainda mais estreito entre investidores, empresas e governo, gerando ações eficazes para a consolidação de energias renováveis em nosso estado. Renovo a disponibilidade de apoio, de interlocução, de participação da COERE e da FIERN em todos os assuntos que se relacionem com energia eólica”, disse Sérgio Freire em seu discurso na abertura do evento nesta tarde.

 

 

As apresentações iniciais do evento expuseram que mais de dois terços das operações do setor eólico nacional estão concentradas na Região Nordeste do Brasil. Rio Grande do Norte, Bahia, Ceará, Piauí e Pernambuco lideram o ranking de empreendimentos instalados e continuam atraindo novos investimentos graças à natureza pródiga, mas também em razão das ações dos governos federal, estaduais e municipais.

 

Sérgio acrescentou que o sistema tem contribuído para esta economia Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. “Através do Instituto SENAI de Inovação, tem investido maciçamente em capacitação e tecnologias nessas áreas, inclusive convido-os para conhecer o CTGAS, que é uma referência no país, e está á disposição de todos vocês”, disse.

 

 

Desde a sua primeira edição, em 2009, quando foi palco da assinatura do documento de compromisso que iniciou a grande arrancada do setor eólico brasileiro, consolidando uma convergência de objetivos e definição de atribuições de cada agente, o evento vem acontecendo sempre com debates entre os atores envolvidos na cadeia produtiva.

 

O consultor em energia da FIEC, Jurandir Picanço, lembrou que antes as pessoas não acreditavam em energias renováveis. “Há dez anos as pessoas diziam que era uma energia exótica. Hoje temos um quadro real de várias geradoras no Nordeste. Hoje a energia eólica é uma forma de desenvolvimento econômico”, afirmou.

 

O Fórum contou com a presença da governadora Fátima Bezerra, do representante do Ministério das Minas e Energias, Hélvio Guerra, do vice-governador Antenor Roberto, do Senador Jean Paul Prates, a Governadora Fátima Bezerra, Senador Jean Paul Prates (PT-RN), Superintendente da Engenharia de Geração da CHESF, Douglas Balduino, Superintendente da Engenharia de Geração da CHESF, além de várias autoridades e instituições relacionadas com o setor eólico.

 

Por Jô Lopes – jornalista