FIERN divulga Novo CAGED para o Rio Grande do Norte referente ao mês de novembro de 2021

4/01/2022   11h28

 

O Novo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) da SEPRT/ME, e elaborado pela Unidade de Economia e Estatística da FIERN indica que no mês de novembro, foram criadas +3.235 vagas com carteira assinada no Rio Grande do Norte, resultante da diferença entre +15.072 admissões e -11.837 desligamentos. Com este balanço, o total de empregados vinculados à CLT aumentou em 0,72%. No acumulado janeiro/novembro, o saldo líquido das contratações correspondeu a +33.613, com aumento de 7,93%; nos 12 meses finalizados em novembro, foram gerados +31.638 novos vínculos de trabalho (7,43%).

 

A publicação diz que em novembro, praticamente não houve mudança no desempenho das atividades econômicas no do mercado e trabalho formal no Rio Grande do Norte em relação ao padrão que vem sendo observada desde agosto, exceto pelos saldos menores, o que é natural há medida em que se aproxima do final do ano, e pela reversão das contratações temporárias da agropecuária devido ao fim da safra de frutas.

 

Portanto, os Serviços continuaram na liderança das contratações líquidas, com +1.630 vagas geradas, com destaques para as Atividades administrativas e serviços complementares (prestados às empresas) e Alojamento e Alimentação; em segundo lugar, mas com saldo bem próximo, o Comércio criou +1.384 vagas; e o conjunto da Indústria gerou +603 empregos (dos quais +403 na Construção). Em contrapartida, as atividades ligadas ao Agro cortaram -382 vínculos, com destaque para as culturas de melões, mangas e bananas, desempenho dentro do previsto, uma vez que a safra destas se aproxima do término do ciclo.

 

A Indústria

 

A desaceleração paulatina na abertura de vagas pela indústria após o pique de agosto nada tem de extraordinário. Este ritmo é o usual no Rio Grande do Norte e Brasil, quando as contratações perdem força à medida em que o setor finaliza suas encomendas de fim de ano; além disso, no Rio Grande do Norte a maior parte do Nordeste, a moagem da cana de açúcar entra em sua fase de conclusão.

 

A Construção continuou à frente das contratações da indústria em novembro, com +403 vagas abertas no mês, principalmente em Obras de infraestrutura. Até novembro, o segmento gerou +3.943 empregos do total de +9.880 criados pela indústria. O ramo de Confecção do vestuário continuou em segundo lugar, com saldo de +173 vagas abertas no mês e +1.836 até novembro. Outro destaque interessante em 2021 foi o do ramo de Fabricação de móveis, que ficou em terceiro lugar, com +66 criada em novembro, mas +436 nos últimos 11 meses.

 

É provável que este desempenho tenha sido propiciado pelo aumento do dinamismo da construção de imóveis residenciais durante a maior parte do ano. É importante, ainda, registrar a retomada das contratações de mão de obra pela indústria do petróleo, que vem ocorrendo após a privatização de campos de produção que eram operados pela Petrobras e se encontravam inativos.

 

Para ler a íntegra da publicação que traz também dados de outros setores, favor acessar: https://www.fiern.org.br/wp-content/uploads/2022/01/Sum%C3%A1rio-Novo-Caged-Novembro-2021.pdf

 

 

JL - Unicom-FIERN