FIERN divulga síntese do CAGED de dezembro para o Rio Grande do Norte

4/02/2021   13h27

 

O emprego com carteira assinada, no Rio Grande do Norte, registrou saldo negativo correspondente a -853 vagas no último mês do ano de 2020. Vale, salientar, no entanto, que dezembro é um mês de baixa sazonal para algumas atividades e, dessa maneira, o saldo da diferença entre admissões e desligamentos costuma ser negativo. Mesmo assim, tivemos o dezembro menos negativo da série iniciada em 2009. Os dados são da síntese do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

 

 

O saldo acumulado no período janeiro-dezembro, considerando todas as atividades, foi de +1.769 vagas. Com esse desempenho, o acréscimo ao estoque (total) de empregados vinculados à CLT no estado correspondeu a 0,4% no ano. Os melhores desempenhos do mês foram assinalados pelo Comércio (+815 vagas), resultado das contratações temporárias para as vendas de fim de ano e os Serviços (+101). Em contrapartida, a Agropecuária (-697) e a Indústria (-1.072), registraram balanços negativos, em decorrência de fatores sazonais, que levam a dispensas de mão de obra: a primeira após a colheita de frutas, como os melões e as mangas dentre outras; e a segunda, devido à sazonalidade do período.

 

A Indústria

 

Mesmo com oito meses registrando saldo de vagas negativo ao longo do ano, a indústria potiguar logrou um balanço consolidado positivo, correspondente a 1.272 empregos gerados em 2020. Esses dados são indicativos de que o setor, no estado, continua sua retomada em direção ao ponto em que se encontrava antes de ser impactada pela pandemia da Covid-19. A melhor reação veio da Construção civil, que, a despeito das -1.039 vagas encerradas no mês de dezembro – período também de baixa sazonal -, continuou fazendo a diferença em favor do conjunto da Indústria, com seus +1.468 empregos criados em todo o ano.

 

O principal destaque industrial do mês de dezembro em termos de abertura de vagas foi assinalado pela indústria de Alimentos, com +77 vagas abertas, e destaque para o beneficiamento de castanhas e a fabricação de Laticínios. O segundo coube à indústria Têxtil (+42), com a manufatura de tecidos. O terceiro destaque coube à Fabricação de produtos de minerais não-metálicos (+33), com ênfase nos Produtos cerâmicos para construção. Em contrapartida, o principal destaque negativo do mês correspondeu à Construção civil, como já assinalado acima (-1.039 vagas); o segundo à Confecção do vestuário (-66 vagas), que ainda mantém a liderança no corte de empregos industriais em 2020 (-1.675), e enfrenta a escassez de matérias-primas. O setor de Água, Esgotos e Gestão de resíduos foi o terceiro destaque negativo (-66)

 

Acesse o link para conferir a íntegra da síntese do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) de dezembro de 2020 para o Rio Grande do Norte:
https://www.fiern.org.br/wp-content/uploads/2021/02/Sumario-Novo-Caged-dezembro-2020.pdf