FIERN e SEAP firmam convênio para intermediar contratação de apenados nas indústrias

4/04/2022   16h30

 

O Sistema FIERN, por meio do Instituto Euvaldo Lodi – IEL/RN, e o Governo do Estado, através da Secretária de Administração Penitenciária, firmaram convênio para reinserção de apenados do regime fechado, aberto e semiaberto no mercado de trabalho. O termo foi assinado nesta segunda-feira, 04, na Casa da Indústria, em Natal, pelo presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, pelo vice-governador, Antenor Roberto, pelo Secretário de Administração Penitenciária (SEAP), Pedro Florêncio Filho, e pelo superintendente regional do IEL/RN, Juan Saavedra.

 

Para o presidente da FIERN, Amaro Sales, esta é mais uma ação do Sistema Indústria alinhada com os interesses da classe produtiva e do Estado. “Já desenvolvemos várias ações em conjunto voltada para os apenados e esta é mais uma e que trará retorno positivo social e produtivo”, destacou.

 

O acordo de cooperação técnica visa promover a sensibilização e conscientização da sociedade para a importância do trabalho como ferramenta de reintegração social, além de estimular a oferta de vagas de trabalho para pessoas provenientes do Sistema Prisional do RN.

 

O vice-governador enfatizou que as ações previstas no termo de cooperação integram o plano de governo da gestão estadual e também são inspiradas em experiências bem-sucedidas em outros estados. “Estamos dando o primeiro passo. É um ato inaugural muito importante, porque você abre para a indústria essa interface com o Sistema Prisional e permite encontrar profissionais qualificados (…) as indústrias vão poder receber aqueles que o regime permite a saída e também aqueles que não podem sair, pois as oficinas poderão ser instaladas dentro do equipamento no qual ele está privado de liberdade”, disse Antenor Roberto.

 

O secretário da Administração Penitenciária, agradeceu ao Sistema e ressaltou que a parceria com a FIERN iniciou em 2019, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI/RN, para qualificação de mão de obra, com cursos de formação técnica de eletricista, costura, panificação, confeitaria, entre outros. Atualmente já são mais de 1000 presos formados em diversas áreas.

 

 

 

 

“A nossa perspectiva, do sistema prisional, é dar perspectiva para quem está preso, para que a pessoa quando saia não volte a delinquir. Saia com capacitação, com treinamento e a oportunidade de trabalhar depois de cumprir a sua pena. Temos presos trabalhando no Distrito Industrial 2, que está contratando privados de liberdade do semiaberto e agora esperamos potencializar, através do IEL, para que mais empresas ofereçam oportunidades para os privados de liberdade”, destacou Pedro Florêncio Filho.

 

O IEL/RN é referência de inserção de profissionais no mercado de trabalho. Para o superintendente da instituição, Juan Saavedra, este convênio é a possibilidade de juntar a expertise do IEL de fazer a seleção de pessoas para o setor produtivo e inserir estes egressos e apenados no mercado. “É um serviço novo do IEL. Estamos dando este pontapé e vamos buscar atender os anseios de ambas as partes”, concluiu.

Também participaram da reunião o superintendente regional do SESI/RN, Juliano Martins; o diretor regional do SENAI/RN, Emerson Batista; a secretária adjunta da SEAP, Ivanilma Carla Silva e representantes do Departamento de Promoção a Cidadania da SEAP.