FIERN e Sudene buscam maior aproveitamento de potenciais de municípios potiguares

21/03/2022   17h35

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) visa desenvolver, em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), propostas para aproveitar os potenciais disponíveis nas cidades de Natal, Mossoró e Caicó, que estão inseridas dentro do G52, uma rede de 52 municípios do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo criada pela Sudene para viabilizar a interiorização de ações de desenvolvimento regional.

O gerente técnico do MAIS RN, Pedro Albuquerque, explica que a Superintendência criou o Plano Regional de Desenvolvimento (PRDNE) em que estão inseridas iniciativas e agendas para pensar o futuro da região como ações estruturantes, projetos e metas gerais. O plano foi apresentado no I Encontro dos Municípios-Polo do G52, realizado pela Sudene, nesta segunda-feira (21), em Natal, com a presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. O evento segue até a terça-feira (22).

O ministro Rogério Marinho destacou a importância do desenvolvimento regional para inverter o ciclo de desigualdades regionais. “Desse grupo G52, fazem parte as cidades mais empreendedoras, mais dinâmicas e que têm maior capacidade de alavancar a economia em cada um dos estados da região da Sudene, os nove estados do Nordeste e os nortes do Espírito Santo e de Minas Gerais”, afirmou Marinho.

Quanto à parceria entre FIERN e Sudene, alguns dos eixos do PRDNE em que o Sistema FIERN, por meio do MAIS RN, poderá atuar são inovação e transformação da base produtiva. “Eles perpassam diretamente a ideia de industrialização e interiorização da indústria”, informou o gerente do MAIS RN, ao participar da abertura do evento.

Das várias formas de pôr em prática o PRDNE, a Sudene pensou no projeto Municípios-Polo do G52. A ideia é que, desenvolvendo ações e grandes projetos nessas cidades do G52, será possível levar para municípios vizinhos uma perspectiva de polos regionais e seis eixos estratégicos: inovação, desenvolvimento de capacidades humanas, dinamização e diversificação produtiva, desenvolvimento social, conservação ambiental e segurança hídrica, e desenvolvimento institucional.

“Com a vinda do projeto da Sudene, é possível a adaptação da ‘Agenda Horizontal’ para a realização de um trabalho especial com Caicó, Natal e Mossoró, aproveitando, inclusive, as aproximações feitas no passado”, detalhou o gerente, em referência ao projeto do MAIS RN, lançado em 2021.

A “Agenda Horizontal: o MAIS RN e os municípios”, explica Pedro Albuquerque, tinha como proposta trazer prefeitos à FIERN e dialogar sobre oportunidades de investimentos e estratégias de gestão para atração de empresas e geração de empregos. Vários municípios foram atendidos, dentre os quais: São Gonçalo, Caicó, Currais Novos, Guamaré, Parnamirim e, mais recentemente, Mossoró.

Além deste projeto, a FIERN já possui as agendas “MAIS RN 2016-2035” e “MAIS RN 2018-2022”, que são agendas de desenvolvimento que pensam o RN a longo prazo.

“Com a publicação do Plano Regional da Sudene, é possível encontrar propostas semelhantes e que dialoguem entre si. Neste aspecto, a FIERN tem todo um trabalho especial a desenvolver, qual seja, a sinergia entre o MAIS RN e o PRDNE. Isso, inclusive, já está sendo feito pela nossa equipe técnica”, concluiu.

Participaram da abertura do evento o superintendente da Sudene, General Araújo Lima, o presidente do Banco do Nordeste, José Gomes da Costa, os prefeitos de vários municípios que integram o G52, inclusive o de Natal, Álvaro Dias, e de Mossoró, Allyson Bezerra, o delegado estadual do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Roberto Papa, os deputados federais Benes Leocádio e General Girão, dirigentes de instituições e entidades de apoio ao desenvolvimento regional.

Sobre o MAIS RN
Lançado em 2014 como um observatório da indústria e um mapa de oportunidades de negócios, potenciais econômicos e ações prioritárias, em âmbito público e privado, o Mais RN inicialmente listava uma série de ações e metas para viabilizar, em 20 anos, um novo patamar de crescimento econômico do Rio Grande do Norte, sendo apresentado a gestores públicos.

Em 2020, o programa atingiu nova feição ao lançar a versão digital, o Mais RN 4.0 e, em meio a pandemia de Covid-19, lançar mão de recursos e plataformas digitais de Power BI (Business Inteligence) e ganhou espaços de debate junto aos empresários, com o Mais RN em Ação, que trouxe as Salas de Situação.

Para o Observatório, foi criado um conjunto de dashboards com dados e indicadores, de diversas fontes – como emprego, desemprego, arrecadação pública, ICMS, PIB per capita do Município, PIB da Indústria, PIB dos Serviços, análise da evolução do emprego, evolução da indústria -, que se correlacionam e podem ser atualizados para dar um panorama geral e sistematizado sobre determinado cenário ou setor da economia.

Com o MAIS RN em Ação, a FIERN se tornou um centro de inteligência para a economia privada, com enfoque no empresário e suas demandas. Atualmente, o Mais RN trabalha junto às cadeias de geração de Energias, Têxtil e confecção, Infraestrutura, Parque tecnológico, Pesca, Pecuária, Mineração, Turismo e Fruticultura, entre outras. A plataforma desenvolveu também o documento Agenda Propositiva para o Desenvolvimento do RN, entregue ao Governo do Estado em outubro de 2021, elencando pontos e ações que envolvem poucos recursos financeiros em termos de investimento público, mas são de fundamental importância para a economia potiguar.