A FIERN Jovem realizou, na noite desta quarta-feira (11), sua primeira reunião após a posse dos 50 novos integrantes do movimento. O encontro aconteceu na Casa da Indústria e reuniu jovens empreendedores, gestores e colaboradores para conhecer e discutir os serviços oferecidos pelo Sistema FIERN, por meio do SESI, SENAI e IEL.
Durante o encontro, foi apresentado o calendário de ações, missões e eventos com foco na integração dos novos membros ao ecossistema da indústria potiguar. Além disso, representantes das instituições do Sistema Indústria destacaram os serviços disponíveis.
Na abertura, o presidente da FIERN Jovem, Djalma Júnior, reforçou o propósito do movimento, que busca promover o intercâmbio de informações, estimular a inovação e contribuir para o fortalecimento do ambiente de negócios no Rio Grande do Norte. “Temos que ser sustentáveis e manter nossas empresas vivas. O associativismo é a mola propulsora desse movimento, de forma ética e inovadora. Esse ambiente é para compartilharmos as nossas experiências”, afirmou.
A reunião contou com a presença do diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello; da superintendente regional do SESI-RN, Danielle Mafra; do superintendente regional do IEL-RN, Juan Saavedra; e da coordenadora executiva de Relações Institucionais e com Mercado da FIERN, Ana Adalgisa Dias, que apresentaram as ações do Sistema.
Ainda foram apresentados os projetos multissetoriais do Procompi, como o “Ela Faz Indústria” e o “Gestão da Inovação com uso de IA”, conduzidos por Kesiane Santana e Susie Macedo, além da “Jornada Protagonismo Jovem”, iniciativa que propõe experiências práticas com temas como inovação, liderança e empreendedorismo para alunos de escolas públicas.
Jovens recebem insights sobre tributação
A reunião contou ainda com a participação dos parceiros Lucas Duarte e Canindé Alves, representantes do escritório Alves.Duarte Advocacia, que apresentaram teses judiciais voltadas à recuperação de créditos tributários, como a retirada do PIS/COFINS das próprias bases de cálculo e o creditamento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de entrada para fins de apuração desses tributos.
Além deles, Flávio Araújo e Robson Gomes, da empresa Gestus, compartilharam insights sobre os novos créditos do PIS/COFINS que podem beneficiar a indústria. Foram abordados temas como os créditos relacionados ao deslocamento de funcionários da produção, fretes e seguros sobre aquisição de insumos, além de investimentos em ativo imobilizado, combustível, peças e manutenção.