FIERN lança campanha “Sistema FIERN Solidário” para ajudar instituições filantrópicas

8/04/2020   13h37

 

 

Como forma de poder ajudar a reduzir os efeitos da crise causada pelo coronavírus em alguns setores da sociedade, a FIERN lança, nesta quarta-feira (8), a campanha “Sistema FIERN Solidário”. A ação irá arrecadar recursos financeiros que serão repassados a três instituições filantrópicas, sediadas em Natal: a Fundação Eurico Bergsten, a Casa Espírita Bom Samaritano e a Fraternidade Toca de Assis. As doações poderão ser feitas por transferência bancária.

 

 

 

De todas as ações que o Sistema FIERN tem realizado neste momento de enfrentamento a pandemia no estado, o presidente Amaro Sales de Araújo destaca que esta é considerada uma das mais urgentes: ajudar aos que precisam. “Vamos ajudar aqueles que têm fome e sede. Vamos dar as mãos para fazer o bem a quem mais precisa. Não podemos estar na linha de frente para esse importante auxílio, mas repassaremos as doações feitas para as instituições”, disse.

 

 

Localizada no Alecrim, a Casa Espírita Bom Samaritano, atua no atendimento a crianças e famílias carentes e a população em situação de rua. O trabalho é realizado aos finais de semana, explica o presidente da Casa Maxymme Mendes de Mello, com atividades lúdicas e de evangelização a crianças e adolescentes da comunidade Passo da Pátria, aos sábados. E, aos domingos, com o acolhimento de pessoas em situação de rua, na sede, com banho, entrega de kit de higiene, doação de roupas e alimentos, além de café da manhã. A entidade também faz distribuição de sopa e doação de alimentos às famílias do Passo da Pátria, neste dia.

 

 

Com o isolamento social, Maxymme Melo conta que as aulas, aos sábados, foram suspensas, sendo mantido a entrega de alimentos naquela comunidade. O atendimento a moradores de rua também precisou ser adaptado para atender as exigencia e a entrega de material de higiene e alimentos tem sido feita na parte externa do prédio, evitando aglomeração. Bem como a entrega de donativos e material e limpeza as famílias do Passo da Pátria. Além disso, a partir desta semana, a entidade irá confeccionar e doar máscaras de tecido e TNT para o público atentido. A meta é disponibilizar 250 máscaras por semana.

 

 

“Ficamos lisonjeados e gratos ao saber que, entre as muitas entidades filantrópicas que atuam em natal, fomos contemplados na campanha Sistema FIERN Solidário. Isso enche os nossos corações de alegria. Os recursos chegam em momento oportuno para que possamos continuar, agora nesse novo formato, o atendimento e ajudarmos a muitas famílias”, afirma o

 

 

A Fraternidade Toca de Assis, com sede em Morro Branco, também receberá as doações. A instituição filantrópica ligada a Igreja Católica é coordenado por fieis leigos e atua no atendimento a população em situação de rua e a comunidades carentes. Nos finais de semana, a Toca funciona como Casa de Passagem, onde os moradores de rua podem tomar banho, se alimentar, descansar durante o dia, além de participar de atividades religiosas e receber roupas e material de higiene pessoal no espaço. Durante a semana, são feitos triagem e encaminhamentos para atendimentos médicos, odontológicos e para casas de reabilitação para dependentes químicos, além de trabalhos sociais em comunidades carentes. Mas as atividades presenciais precisaram ser suspensas e adaptadas devido a pandemia.

 

 

A coordenadora Iris Marroque explica que, para este período, conseguiu por meio de parcerias com o poder público o encaminhamento para refeições no Restaurante Popular. E que tem feito recolhimento e doação de mantimentos e material de limpeza e higiene. “Esta campanha da FIERN vai nos ajudar manter o atendimento junto as famílias assistidas, aos moradores de rua. Esperamos destinar também parte dos recursos a melhorias no prédio para o acolhimento dos moradores de ruas, população que poderá aumentar após a pandemia, bem como para a construção de um consultório odontológico. É muito gratificante para nós sermos contemplados nessa campanha”, destaca a coordenadora.

 

 

A campanha também abrange a Fundação Eurico Bergsten – Funeb, ligada a Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Rio Grande do Norte, que atua na ação social, educativa e de radiodifusão (Rádio FM Nordeste Evangélica). A Fundação mantém o Centro de Educação Teológica, o Centro Social Integrado da Assembleia de Deus, que funciona como abrigo de idosos, com 22 residentes, com assistência médica odontológica, alimentação e moradia. Como também os serviços de radiodifusão, tida como principal atividade da Funeb.

 

 

O diretor da Fundação, o pastor Samuel Renovato de Lima, destaca que a rádio Nordeste presta serviços essenciais com a informativos sobre o contexto da pandemia e de utilidade pública como meio de comunicação, além dos trabalhos realizados pelos braços educativo e social realizados pelos dois Centros.

 

 

“A campanha da FIERN é um alento. Sermos agraciados neste momento difícil que enfrentamos, em que boa parte dos nossos anunciantes também sofrem com o reflexo da crise, é importante podermos contar com os recursos para mantermos nossas atividades nesses três eixos de atuação. É gratificante saber que a FIERN é sensível a situação que o estado enfrenta”, afirma o diretor.

 

COMO AJUDAR – Por meio de transferência bancária:

Banco do Brasil

Agência: 2870-3

Conta Corrente: 21.139-7

CNPJ: 08.435.778/0001-35

(Para TED ou DOC de outros bancos)

 

Por meio de cartão de crédito:




Instituições beneficiadas:

Fundação Eurico Bergsten – FUNEB

CNPJ: 03.364.482/0001-57

Endereço: Rua Poeta Mário Lago, nº 60, Bairro San Vale,  Natal-RN

 

Casa Espírita Bom Samaritano
CNPJ: 08.543.119/0001-12
Endereço: Av governador Rafael Fernandes, 919, Alecrim, Natal RN

 

 

Toca de Assis

CNPJ 02.019.254/0020-40

Fraternidade Aliança Toca de Assis – Missão Natal RN

Endereço: Rua Xavier da Silveira, 1024, Morro Branco, Natal RN

 

 

Por Sara Vasconcelos, jornalista Unicom/FIERN