FIERN mantém parceria com o Governo do Estado nas medidas de proteção e biossegurança nessa nova fase da pandemia

7/12/2020   21h42

 

O diretor-tesoureiro da FIERN, Roberto Serquiz, disse em reunião virtual com o Governo do Estado, realizada na tarde desta segunda-feira, 7, com os setores produtivos, que a indústria está à disposição para continuidade do trabalho, para dar a contribuição que for necessária para conter a pandemia. “Nós percebemos que estamos diante de uma ameaça, mas muito diferente do que já foi vivenciado. O cenário ainda é favorável. Há uma preocupação porque, caso não tenha medidas de contensão, possa aumentar. E também nos preocupamos porque isso atinge a empregabilidade no estado. Vamos continuar com a parceria, inclusive através do Mais RN que manteve as atualizações”, afirma Roberto.

 

A reunião é parte das ações do Governo do Estado para dá prosseguimento às medidas para contenção da Covid-19 no Rio Grande do Norte, por meio do Pacto pela Vida. Nesta segunda-feira (7) a governadora Fátima Bezerra reuniu por videoconferência prefeitos, secretários municipais de saúde e representantes de municípios das regiões Metropolitana de Natal, Agreste, Oeste e Alto Oeste para tratar das novas ações de enfrentamento à pandemia no Rio Grande do Norte. O encontro com os setores produtivos desta tarde foi coordenado pelo vice-governador, Antenor Roberto, e pelo secretário Carlos Eduardo Xavier.

 

“Estamos preocupados com esse cenário. Para salvar o principal talvez tenha que ter alguns sacrifícios. Ao modo de ver do MPF já chegou a conta. Para o estado o MP quer que informe as medidas que foram ou são adotadas no período de final de ano e veraneio, tendo em vista o compromisso sobre a realização de eventos, implantação de medidas restritivas. Já começamos o ciclo de conversas. E a questão dos eventos é um foco do controle ministerial. Nesse sentido o diálogo precisa ser aberto com o Ministério Público, sobre medidas de biossegurança”, disse o vice-governador ao ser indagado sobre a manutenção dos eventos de final de ano em pólos turísticos. Ele acrescentou que os eventos são da jurisdição dos municípios. E que os estaduais são poucos ou inexistentes, e os que existem estão sendo revistos.

 

Da FIERN também participou da reunião da tarde o coordenador do Mais RN, José Bezerra Marinho, e o assessor técnico de Economia e Pesquisa da FIERN, Pedro Albuquerque.

 

Após ouvir os representantes dos municípios, o Governo apresentou as medidas prioritárias que os prefeitos devem adotar, com apoio da gestão estadual: 1) atualizar e/ou editar novo decreto dos planos municipais de contingência; 2) retomar os Comitês Regionais com representação efetiva dos municípios; 3) realizar barreiras sanitárias qualificadas; 4) rastrear os casos através da atenção primária de saúde; 5) monitorar os pacientes com oxímetro; 6) editar norma técnica para orientar os cuidados pós-Covid e 7) ampliar a fiscalização nos ambientes de trabalho, em especial comércios, para garantir distanciamento social e evitar aglomerações.

 

Também participaram das reuniões os secretários Aldemir Freire (Planejamento), Íris Oliveira (Trabalho, Habitação e Assistência Social), Francisco Araújo (Segurança Pública e Defesa Social), Fernando Mineiro (Gestão de Projetos e Metas), Guia Dantas (Comunicação), o controlador-geral Pedro Lopes e a secretária-adjunta Socorro Batista (Gabinete Civil)

 

Medidas adotadas a partir da recomendação do Comitê de Especialistas da Sesap (dados do Governo do Estado):

 

  • Retomada do Pacto pela Vida;
  • Ampliação dos leitos nas regiões de saúde: 89 sendo 53 de UTI e 36 clínicos;
  • Ampliação das estratégias de comunicação;
  • Realização do Inquérito Sorológico;
  • Manutenção da testagem de forma ampliada;
  • Fortalecimento das ações de vigilância em saúde;
  • Recomendações aos empregadores/empregados
  • Recomendações acerca das festividades de final de ano
  • Revisão dos eventos de massa autorizados.

 

 

Por Jô Lopes – Unicom FIERN