FIERN parabeniza CNI pelos 82 anos a serviço da indústria brasileira

12/08/2020   16h59

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) felicita a Confederação Nacional da Indústria (CNI) pelo trabalho realizado em favor do desenvolvimento econômico do Brasil através de suas redes sociais. Veja no final do texto vídeo da CNI que há 82 anos tem cumprido seu papel de representar a indústria e promover o desenvolvimento do Brasil. Foram muitas conquistas ao longo desse tempo e a instituição continua trabalhando por muitas mais.

Lideranças empresariais criaram a Confederação Nacional da Indústria (CNI), em agosto de 1938. A entidade sucedia a Confederação Industrial do Brasil (CIB), iniciativa das federações de indústrias de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro e, desde então, já tinha clara sua vocação, presente 80 anos depois: defender o desenvolvimento do setor industrial no país, por meio da elaboração de estudos de excelência e de um diálogo propositivo com o poder público.

Foi criado também o SENAI, em 1942, com a missão de formar profissionais para a indústria nacional, esse trabalho é realizado também por meio do Serviço Social da Indústria (SESI), que desde 1946, busca melhorar a qualidade da educação dos brasileiros e criar ambientes de trabalho seguros e saudáveis, aprimorando as condições de vida do trabalhador.

Por meio do sistema SESI-SENAI, a CNI fomentou o desenvolvimento econômico e social do Brasil. O sistema foi complementado depois com a criação do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), em 1969, para aproximar os estudantes das linhas de montagem por meio de estágios supervisionados. Nos anos 1990, quando o Brasil abriu as portas para a concorrência externa, o IEL diversificou suas atividades para reverter a defasagem tecnológica da indústria brasileira.

Veja o vídeo dos 82 anos da CNI:

Por Jô Lopes – com informações da CNI