FIERN participa da assinatura do decreto que permite a venda direta de etanol para postos de combustíveis

27/09/2021   17h54

A governadora Fátima Bezerra assinou na tarde desta segunda-feira (27) o decreto que regulamenta a venda direta de etanol hidratado das usinas para os postos de combustíveis, sem o intermédio das distribuidoras. A medida é pleito das indústrias locais e já havia sido levado pela FIERN, juntamente com o Sindicato das Indústrias de Álcool (SONAL), ao Governo do Estado. O diretor primeiro secretário da Federação, Heyder Dantas, participou da solenidade.

“Este decreto surgiu em função de uma demanda do sindicato da indústria do álcool junto a Federação das Indústrias. Hoje estamos vendo o resultado do trabalho com a assinatura deste decreto. Esperamos que venha a contribuir com a diminuição dos preços do álcool e consequentemente beneficiar a população”, ressaltou Heyder Dantas.

“Cabe ao governo do estado dar a sua contribuição. Esperamos dar competitividade para esta cadeia produtiva. A regulamentação ficará a cargo da SET. Estamos atendendo a um pleito justo do setor. O nosso governo age com responsabilidade e com base no diálogo”, disse a governadora Fátima Bezerra durante a solenidade, que contou com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado.

Atualmente o RN conta com mais de 2800 postos de combustíveis e três usinas: Vale Verde, Estivas e Ceará Mirim. Para o presidente do SONAL, o empresário Arlindo Cavalcanti de Farias, esta é uma oportunidade de estimular o aumento da produção local e investimentos na capacidade de produção das indústrias. “Essa é uma tecnologia nossa, brasileira, desenvolvida, que gera emprego aqui no Rio Grande do Norte, que gera pagamento de tributos e que gera investimento”, enfatizou.

O secretário de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, explicou que não é possível prever de quanto será a redução do preço para consumidor final. “A gente está fazendo uma regulamentação na venda direta de usinas para postos de combustíveis. Isso, na visão do governo, vai aumentar a competitividade o que deverá gerar uma redução nos preços”, explicou. Também participaram da assinatura representantes das usinas e dos postos de combustíveis.