FIERN participa de assinatura de protocolo de intenções entre Governo do RN e Neoenergia para produção de hidrogênio verde

22/09/2021   09h00

O presidente da Federação das Indústrias, Amaro Sales de Araújo participou nesta terça-feira (21), da assinatura do protocolo de intenções para o desenvolvimento e implantação de projeto piloto para produção de hidrogênio verde entre o Governo do Estado e o Grupo Neoenergia. O secretário adjunto da SEDEC e vice-presidente da FIERN, Silvio Torquato e diretor do Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, Rodrigo Mello também participaram da solenidade.

Amaro Sales comentou o destaque do Rio Grande do Norte na produção de energias renováveis no contexto da crise hídrica e energética do país: “O RN já é destaque na produção de energia eólica e solar com uma grande contribuição ao setor e através do hidrogênio verde, vamos avançar ainda mais. O Sistema Indústria tem feito a sua parte. A Federação das Indústrias tem buscado cooperações entre o ISI-ER e o CTGás com o Chile, para que possamos ter ações concretas no sentido desse desenvolvimento”, pontuou.

O hidrogênio verde é uma fonte de energia que vem sendo apontada em todo mundo como solução ambiental e econômica e é tema de pesquisas e estudos no Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), no Rio Grande do Norte. “O mundo inteiro está em busca de energia renovável, e o Rio Grande do Norte tem um grande potencial. O Sistema Indústria pretende apoiar e cooperar para tornar o RN mais competitivo e atraente, onde indústrias possam se estabelecer”, completou o presidente da FIERN.

A governadora Fátima Bezerra considerou a parceria “um momento histórico” e reafirmou a importância do diálogo com o setor produtivo para um ambiente favorável aos investimentos: “Já somos o maior produtor do país em eólica on shore (em terra) e caminhamos para ser o primeiro Estado a produzir offshore. Este acordo que estamos firmando com a Neoenergia entra neste contexto e amplia para a produção de hidrogênio verde. Digo da satisfação de firmar este protocolo que é ação concreta e compromisso com o desenvolvimento sustentável”, afirmou.

O protocolo define providências e medidas de cooperação entre as partes. Cabe à empresa a responsabilidade pela prospecção de demanda, captação de parceiros tecnológicos e definição de estrutura para financiamento do projeto. Fica a cargo do Estado promover incentivos fiscais, regulatórios, fundiários e de licenciamento para o desenvolvimento da cadeia de produção de hidrogênio verde. “A assinaturas desse protocolo de entendimento coloca nosso Estado na era tecnológica e de uma economia descarbonizada que estão no topo da pauta mundial” comentou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado.

O presidente da Cosern – empresa do grupo Neoenergia –, Marcio Caires, comentou esta é mais uma parceria com o Governo do Rio Grande do Norte: “Chegou a hora do hidrogênio verde. Junto com o Estado e outros parceiros estamos confiantes no sucesso desta nova iniciativa”. O evento aconteceu no auditório da Governadoria e contou ainda com a participação de representantes da Assembleia Legislativa, UFRN, IFRN, SEBRAE, Secretaria de Infraestrutura, POTIGÁS e FAPERN.

Fotos: Sandro Menezes / ASSECOM-RN