FIERN participa de aula inaugural de pós-graduação voltada para Indústria 4.0 no Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN)

4/04/2022   10h38

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) sediou na última sexta-feira (1º) a aula inaugural de uma residência em Tecnologia da Informação (TI) voltada para a pesquisa e inovação em Indústria 4.0. Com abrangência regional, a pós-graduação envolverá estudantes, instituições de ensino e empresas de sete estados do Nordeste. O diretor de Inovação da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, Djalma Barbosa Cunha Júnior, prestigiou o evento. A FIERN atua como parceira do programa, com a seleção de indústrias locais para a pós-graduação.

A Residência faz parte do “Programa de Revitalização da Indústria Nordestina – NE 4.0”, e tem como objetivo qualificar colaboradores de indústrias localizadas nos estados participantes. Idealizada pela Universidade de Pernambuco (UPE) em parceria com a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), o curso conta com o IMD como coordenador do polo que reúne os estados do Rio Grande do Norte e Paraíba.

Expertise

O diretor geral do IMD, professor Ivonildo Rêgo, que abriu a cerimônia da aula inaugural, destacou a vocação e expertise do Instituto tanto no que diz respeito ao formato de residência na área de TI como aos campos de pesquisa relacionados à Indústria 4.0. “Trata-se de uma parceria que vem ao encontro de um tipo de trabalho que nós já realizamos e que fortalece as nossas iniciativas voltadas para o setor produtivo”, afirmou.

Constituindo-se como uma pós-graduação lato sensu, a Residência é composta por aulas teóricas e o trabalho prático de desenvolvimento de projetos e soluções tecnológicas dentro das empresas parceiras. No Rio Grande do Norte, serão oito as indústrias participantes e cada uma delas contará com três residentes: dois deles colaboradores da própria empresa e um deles selecionado por meio de edital de ampla concorrência.

Segundo passo

De acordo com o coordenador do “Programa de Revitalização da Indústria Nordestina”, o professor da UPE Djalma Silva Guimarães, a Residência em Indústria 4.0 representa o segundo passo da iniciativa. “O primeiro foi o diagnóstico realizado nas empresas participantes, através de uma metodologia que levou em conta as suas necessidades e as dimensões da indústria 4.0: produção inteligente, cadeia de suprimentos inteligente, trabalho, sustentabilidade, gestão e base tecnológica”, explica.

O docente conta que, além do Polo RN/PB, que trabalhará com oito indústrias, o projeto também inclui os polos de Sergipe/Alagoas, Ceará e Vale do São Francisco, com a região de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). Ao todo, serão 46 empresas beneficiadas. O coordenador da Residência no Rio Grande do Norte, professor Heitor Medeiros Florêncio, destaca que um dos diferenciais está relacionado justamente ao engajamento das empresas que o formato do projeto proporciona.

“Nesta residência são incluídos funcionários das empresas, geralmente gestores, como residentes nos projetos. A cada equipe de três membros, dois são colaboradores da respectiva indústria, que são qualificados pela pós-graduação e participam do desenvolvimento das soluções”, destaca o professor.

Pesquisa aplicada

Parceira do projeto, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) também participou da aula inaugural da Residência, ocasião na qual o diretor de inovação da entidade, Djalma Barbosa, comentou sobre a relevância da iniciativa a partir de seu aspecto prático. “O mais importante é que, ao chegar à conclusão do curso, teremos pesquisas aplicadas, o trabalho vai culminar com uma solução tecnológica para que as empresas tenham mais produtividade, além de ser incentivada uma gestão da inovação que seja perene”, afirmou ele.

Já o superintendente da Sudene, Carlos César Araújo Lima, destacou que o órgão vem investindo na área acadêmica, “na busca por reduzir não somente o gap socioeconômico, mas também o gap tecnológico”. Nesse sentido, ele afirma que o projeto também contempla a necessidade de contribuir para a formação de mão de obra qualificada para a indústria regional.

A aula inaugural também contou com a presença do diretor do Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque), Rodrigo Romão, de CEOs de empresas e alunos da Residência. Além disso, participaram de forma remota representantes da UPE, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e do Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB).