FIERN participa de encontro com Cônsul Geral da China e discute potenciais do RN

10/07/2019   18h00

 

Possíveis investimentos nas áreas de mineração, agropecuária, energia, transportes e turismo no Rio Grande do Norte foram temas de encontro com a cônsul-geral da China em Recife, Yan Yuqing, delegação chinesa, o Governo do Estado e representantes do setor produtivo. O vice-presidente da FIERN Pedro Terceiro de Melo participou do evento, realizado nesta quarta-feira (10), na sede da Governadoria, que reuniu também empresários e secretários de estado.

 

O vice-presidente faz uma avaliação positiva do encontro entre Governo, setor produtivo potiguar e lideranças da China, frente a qualidade dos membros da comitiva que reúne diplomatas e empresários daquele país. “Tivemos a oportunidade de mostrar os nossos potenciais. A vinda deles ao Estado já aponta que há interesse em cooperação e tivemos a chance de mostrar os nossos potenciais, o que encurta caminhos para futuros investimentos”, afirma Pedro Terceiro.

 

A Cônsul Geral da China no Brasil, Yan Yuqing, destaca as oportunidades de parceria e cooperação com o rio Grande de Norte, em diversas áreas. “Aqui é a terra da oportunidade. O Estado tem geografia favorável, sociedade estável e o entusiasmo do povo. É uma oportunidade de fortalecer a cooperação que já existe entre o Brasil e China, e espero que o Rio Grande do Norte tenha papel ativo nessa cooperação”, disse.

 

A governadora Fátima Bezerra enfatiza a importância do encontro com a comitiva e presença de representantes de federações do setor produtivo. “Nosso desejo é ampliar a participação de empresas chinesas no nosso estado e a parceria com a China, em todas as áreas de forma estratégica para o desenvolvimento do nosso estado. Sabemos que o estado não está dotado da infraestrutura necessária ao seu potencial. A possibilidade de investimentos nos acende um brilho nos olhos”, frisa a governadora.

 

Durante o evento, potencialidades e projetos de infraestrutura, licenciamento ambiental, na área de turismo, agricultura, carcinicultura, pesca, energias renováveis e mineração foram expostos por representantes do Governo e empresários.

 

O projeto de verticalização da produção mineral do Rio Grande do Norte foi apresentado pelo Diretor Presidente da Mhag Mineração, Pio Sacchi, na área de exploração de minério de ferro no RN voltada inicialmente à exportação. Localizada no município de Jucurutu, na Região Seridó, desenvolve pesquisa que aponta a capacidade para produzir, na primeira fase do projeto, 2 milhões de toneladas de minério de ferro concentrado (com 66% de teor) ao ano. E projeta, na segunda etapa do projeto – ao final de 9 anos -, atingir 6 milhões de toneladas/ano. O investimento estimado para mina e usina de processamento de minério de ferro é de US$ 100 milhões.

 

“Estamos em busca de viabilizar o projeto, por meio de parcerias, que favoreçam a verticalização de produção mineral. Já com planejamento e projetado para o novo Porto em Porto do Mangue, para escoamento da produção”, afirma Sacchi. A distância entre a mina do Bonito, onde o projeto é desenvolvido, até o novo porto é de 155 quilômetros.

 

 

O diretor da MHAG explica ainda que a companhia tem uma reserva certificada de 620 milhões de toneladas e elevado potencial de produção, segundo estudos já realizados na região. “Além desses 600 milhões de toneladas, o potencial com incremento de sondagem chega a 1.2 bilhão de tonelada de reserva”, enfatiza ele.

 

Ainda no âmbito da verticalização da produção mineral, o diretor técnico da B8biz, Miguel Bentes, ressalta a importância de captar recursos junto a investidores e por meio de parcerias, ao apresentar o projeto de instalação de uma siderúrgica e um Porto no estado, relacionados à mineradora potiguar com foco na indústria. O projeto já tem o aval do Governo do RN e Federal. “O projeto visa transformar o minério de ferro em aço, aqui no estado, por meio de siderúrgica instalada em um novo Porto. A estimativa é de gerar de 7.600 empregos, em 4 anos, e de 54 mil, em 9 anos”, afirma.

 

Potenciais econômicos e possibilidades de investimento

Na abertura do evento, secretários de pastas importantes à economia apresentaram a delegação chinesa, os potenciais e possibilidades de investimentos no Rio Grande do Norte. O secretário de desenvolvimento econômico, Jaime Calado, frisou a política de incentivos fiscais, “considerada a melhor entre os estados do Nordeste”, segundo ele, bem como a cessão de terreno e ações para inserção de ciência, tecnologia e inovação nas empresas e indústrias.

 

 

Coube ao secretário de Infraestrutura, Gustavo Coelho, expor o “Plano de Expansão da Infraestrutura do RN”, a partir dos modais de transporte do estado (rodoviário, ferroviário, aquaviário e portuário),  a estrutura logística existente e projetos para investimento público e privado. Entre eles, o projeto de construção de um Porto Indústria em Porto do Mangue, com estimativa de US$ 1,2 bilhão em investimentos. O novo porto, localizado a 12 km da costa, entre os portos de Natal e Pecém (CE), atenderia a demanda de navios de grande calado, com atuação sobretudo para indústria de energia eólica offshore e escoamento de produtos agrícolas.

 

A subsecretária de Turismo, Solange Portela, demonstrou os principais pontos de desenvolvimentos, além do turismo de sol e mar, em nichos como o turismo de eventos, religioso, cultural e de aventuras.

 

As atividades da carcinicultura, da pesca oceânica de atum, além da fruticultura irrigada foram abordados pelo secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca, Guilherme Saldanha. ”Temos capacidade de abastecer de imediato o mercado chinês com a velocidade e demanda que o mercado precisa”, disse. Outro tema tratado foi a modernização do licenciamento ambiental, que deverá, até 2020, segundo o diretor do Idema, Leonlene Aguiar, ser totalmente eletrônico. O potencial da indústria eólica e solar foram apresentados pelo diretor-presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne), Darlan Santos.

 

Composta por 30 integrantes, a delegação chinesa trouxe também ao estado, além da Cônsul Geral, a Cônsul Comercial, Shao Weitong, Vice-cônsul He Yongwei, o Chefe do Escritório Comercial do CCPIT em São Paulo e Secretário Geral de ABEC, Zhang Xin, repórter da China Central Television (CCTV), Liao Junhau e o repórter da China Television (CTV), Sr. Cai Wei.

 

O evento reuniu ainda, o vice-governador, Antenor Roberto; o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, João Maria Medeiros; secretário estadual de Educação, Getúlio Marques; os presidentes da Fecomércio, Marcelo Queiroz, e da Faern, José Vieira; e o reitor do IFRN, Wyllys Farkatt Tabosa.