FIERN participa de encontro da Prefeitura sobre revisão do Plano Diretor de Natal

12/09/2019   16h23

O presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, participou de encontro que o prefeito Álvaro Dias promoveu, no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, com lideranças empresariais, empresários e representantes de diversos setores da sociedade para apresentar o andamento da discussão sobre a revisão do Plano Diretor de Natal (PDN). Também participaram do encontro o diretor 1º Tesoureiro da FIERN, Roberto Serquiz, e um dos vice-presidentes da Federação das Indústrias do RN Sílvio Bezerra.

“O Plano Diretor volta a ser discutido em Natal. As instituições empresariais, governamentais, e demais setores representativos de Natal integram esse debate para que chegue à Câmara Municipal uma proposta com uma base formada e amadurecida. Há muitas controvérsias nesta discussão, mas o importante é  chegar a uma proposta para deixar a cidade mais propícia à moradia com qualidade de vida, ao desenvolvimento do comércio e da produção. Nossa missão, portanto, é discutir junto à Prefeitura, nas diversas instâncias, e a FIERN participará para opinar e externar seu entendimento, para se ter um Plano Diretor favorável ao aumento da competitividade nas empresas que aqui estão sediadas”, destacou Amaro Sales.

O prefeito Álvaro Dias afirmou que o atual Plano Diretor é um dos responsáveis pelo atraso vivido pela cidade nos aspectos econômico e urbano. “Temos um ordenamento arcaico, pouco atrativo e desconectado da realidade atual. Esse atraso na revisão do Plano Diretor deixou Natal na rabeira de outras cidades, freou o nosso crescimento, afugentou os cidadãos dos nossos bairros centrais e promoveu a perda de arrecadação por parte do Poder Público. Precisamos e vamos mudar esse cenário, construindo uma proposta onde economia e meio ambiente caminhem lado a lado e atingindo o tão almejado desenvolvimento sustentável de que necessitamos”, enfatizou.

O prefeito abordou ainda a questão do antigo Hotel Reis Magos e disse que a maioria da população não apoia o tombamento do prédio. Álvaro agradeceu a presença de todos e disse que essa participação ativa da sociedade na elaboração da proposta de revisão é fundamental para viabilizar um plano em que a cidade saia como vencedora ao final do processo. “Nenhuma outra revisão do Plano Diretor teve tanta transparência, democracia e participação popular como esta”, definiu.

Alguns presentes na reunião tiveram a oportunidade de se manifestar sobre o tema e todos foram unânimes em parabenizar o prefeito Álvaro Dias pela coragem e o empenho de enfrentar um tema que para muitos é espinhoso, mas tão necessário para a cidade. O procurador federal Kleber Martins falou sobre como esse trabalho de revisão do Plano Diretor pode impactar positivamente na vida da população. “Desenvolvimento não fere o meio ambiente. Muito pelo contrário. Quando os espaços urbanos são ocupados de forma disciplinada, há a geração de uma série de benefícios”, apontou o procurador.

Presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil, Silvio Bezerra, disse que Natal não acompanhou as necessidades urbanísticas em virtude do seu ordenamento jurídico. Porém, disse o engenheiro, o compromisso da gestão municipal com a revisão do Plano Diretor e as demonstrações do prefeito em mudar esse cenário deixam o setor com expectativas positivas. “Essa revisão é imprescindível. Estamos confiantes”, comentou.

Por Aldemar Freire, Jornalista Unicom/FIERN