FIERN participa de lançamento dos Programas Centelha 2 e Startup Nordeste RN

22/03/2022   13h48

O diretor de Inovação do Sistema FIERN, Djalma Barbosa Júnior, participou, na manhã desta terça-feira (22), do lançamento dos Programas Centelha 2 e Startup Nordeste RN, realizado na sede do Sebrae-RN. Na primeira edição do projeto no Rio Grande do Norte foram submetidas 536 ideias, 1.440 empreendedores capacitados e 15 startups apoiadas. Agora acontece o lançamento de um novo edital que vai dar continuidade à iniciativa.

“Com o sucesso que tivemos no primeiro edital, o Sebrae junto com todos os outros atores do ecossistema de inovação, inclusive a Federação das Indústrias, conseguiu apoiar o Centelha 2, que vai permitir uma nova chamada, para que a gente possa cada vez mais incentivar a ciência, tecnologia e inovação”, observa o diretor da FIERN.

Durante o lançamento, o secretário de Empreendedorismo e Inovação no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Paulo Alvim, lembrou que o esforço de décadas, com a participação de muitos parceiros, culmina na continuidade de projetos como este, que significam avanços inovadores.

“O efeito transformador é gratificante. Este é o Centelha 2, uma continuidade promissora, e o governo já está pensado no Centelha 3. Nós vamos continuar investindo. Vamos investir em inovação, em energias renováveis, eólica, fotovoltaica, com destaque para o hidrogênio verde. O Centelha é um filho que traz alegrias para nós”, disse o secretário.

De acordo com o superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, o Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores, a partir da geração de novas ideias, e disseminar a cultura do empreendedorismo inovador em todo território nacional, incentivando a mobilização e a articulação institucional dos atores nos ecossistemas locais, estaduais e regionais de inovação do país.

“Podemos comemorar um grande avanço que acontece no Rio Grande do Norte na área de inovação dos últimos anos, nós avançamos, e temos aqui no Sebrae um trabalho de suporte a essas iniciativas”, disse Zeca Melo, citando o SebraeTec e instituições como IMD, IFRN e ISI-ER.

O diretor de Inovação do Sistema FIERN ressaltou a relevância desse suporte. “É importante esse trabalho com o Sebrae porque eles são fomentadores do empreendedorismo e nós somos o melhor ambiente para receber esses empreendedores, porque são justamente startups que vem aplicar seus negócios dentro da atividade industrial”, afirma Djalma Barbosa Júnior.

Os recursos serão disponibilizados como aporte financeiro para alavancar os projetos, além de oferecer uma série de capacitações, acompanhamentos e orientações proporcionadas pelo Sebrae e pelos integrantes do ecossistema de inovação no Rio Grande do Norte.

Nesse contexto, o diretor da FIERN explicou que a indústria termina sendo o berço do desenvolvimento de startups. “O que nos deixa muito tranquilos é que para fazer inovação é necessário que tenha fomento, e a FINEP, que é a instituição do governo que disponibiliza muitos recursos para a ciência e pesquisa e inovação, vem justamente calhar o sucesso do projeto, alavancando o segundo projeto, ou seja, ele está disponibilizando um segundo momento para a gente tentar descobrir quais são as atividades ligadas às industrias do RN que podem ser inseridas nesse ambiente de tecnologia e de inovação”, enfatiza Djalma Barbosa.

Também participaram do evento a gestora do NAGI-FIERN, Susie Macedo; a analista de inovação do NAGI, Helen Buonora; empresários, parceiros, instituições e pesquisadores do segmento da inovação.

Centelha 2

O Programa Centelha 2 é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e a Fundação CERTI e executado no Rio Grande do Norte pelo Sebrae.

A gestora estadual do Centelha 2, a analista técnica do Sebrae-RN, Isabela Cavalcanti, destacou que a proposta desse Programa é disseminar a cultura do empreendedorismo inovador nas instituições de ciência e tecnologia e inovação, incentivando pesquisadores a criarem empresas inovadoras e de alto potencial de crescimento. “Isso significa que, mesmo que o empreendedor com uma ideia inovadora ainda não tenha uma startup, pode formalizá-la durante o edital”, explica.

Startup NE-RN

O programa Startup NE-RN, também lançado durante o evento de hoje, é uma iniciativa do Sebrae e será executado para fomentar e preparar empreendimentos inovadores do Estado, contemplando etapas de pré-aceleração, aceleração e ainda fornecimento da chamada bolsa sócio empreendedor.

“São 200 ideias, 200 sementes de negócios. Vamos começar um processo de aceleração. Depois de tudo vamos selecionar 20 ideias que terão acesso a 20 bolsas de sócio empreendedor”, explica o coordenador do programa Startup NE-RN, Calos Von Sohsten.

Serviço

O edital será disponibilizado no link abaixo, onde também constam várias informações sobre o Projeto: https://programacentelha.com.br/rn/#edital