FIERN participa de posse da nova diretoria da FINDES e inauguração do Instituto SENAI de Tecnologia

29/07/2020   19h28

 

A presidente eleita da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) para o triênio 2020-2023, Cristhine Samorini, e o Conselho de Administração tomaram posse nessa quarta-feira (29), às 17h. O presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo participou da cerimônia transmitida pelo canal da Findes no Youtube. O evento incluiu também a inauguração do novo espaço do Instituto SENAI de Tecnologia em Eficiência Operacional, que atua no desenvolvimento e oferta de soluções, visando o aumento de produtividade, eficiência, segurança e sustentabilidade da indústria capixaba. “Cabe a esta geração apontar uma nova rota para o crescimento. É preciso olhar o novo mundo. A FINDES sempre seguirá em defesa do desenvolvimento sócio-econômico do Espírito Santo e do Brasil”, diz a presidente Samorini em seu discurso de posse.

 

A transição da gestão da Findes, do presidente Léo de Castro (2017-2020) para a presidente eleita Cristhine Samorini (2020-2023), começou no dia 05 de junho, com a realização de diversas reuniões de alinhamento e para o conhecimento do pleno funcionamento das entidades que compõem a Federação. Com formato digital, a cerimônia contou com a participação do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e do presidente da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Robson de Andrade. “Tenho certeza que a nova presidente irá produzir e trabalhar muito pela indústria do Espírito Santo e do país. Afirmo aqui o compromisso de apoiar para que ela possa desenvolver seu trabalho à frente da instituição”, afirma Robson Andrade em vídeo-homenagem.

 

A nova presidente da FINDES, Cris Samorini, foi eleita presidente no dia 30 de abril, já o Conselho de Administração foi eleito no dia 28 de maio, ambos por unanimidade e com base no novo estatuto da Federação, que estabeleceu um modelo moderno de gestão, mais transparente e participativa. Composta por 20 nomes, o Conselho mescla lideranças conhecidas e novos nomes do setor produtivo. E vem com o desafio de representar a diversidade da indústria capixaba.

 

INAUGURAÇÃO

 

Além da transmissão ao vivo da cerimônia de inauguração do Instituto SENAI de Tecnologia em Eficiência Operacional pelo Youtube da Findes, o evento contou com um tour virtual pela unidade. O Instituto conta com uma moderna estrutura de prestação de serviços às indústrias capixabas para desenvolver e oferecer soluções, visando o aumento de produtividade, eficiência, segurança e sustentabilidade.

 

Ele está conectado à Rede SENAI de Institutos de Tecnologia e Inovação, com 83 unidades dedicadas ao desenvolvimento de soluções para a indústria, possuindo livre intercâmbio de informações e serviços. Além disso, trabalha em sinergia com o Findeslab, o hub de inovação da indústria, operado pelo SENAI.

 

Com uma equipe altamente qualificada, experiente e com know how para desenvolver soluções em tecnologia, o Instituto possui competências que passam desde ferramentas de Manufatura Enxuta até métodos sofisticados de digitalização, sensoriamento e conectividade, inteligência artificial e robótica colaborativa.

 

O novo espaço do Instituto SENAI de Tecnologia está mais moderno e agora conta com Laboratório de Indústria 4.0, Laboratório de Modelagem Digital, Laboratório de Ideação, sala de consultores e recepção digital.

 

Além do aumento da produtividade, a equipe do Instituto também oferece soluções para apoiar a indústria nos processos de transformação digital, na implementação de sistemas Inteligentes e processos automatizados, desenvolvimento de produtos e processos inteligentes, sensoriamento, automatização e robotização de processos produtivos.

 

NOVA GESTÃO FINDES

 

O plano de trabalho da Gestão 2020-2023 é uma construção coletiva que começou em 2019 e teve a participação vários sindicatos. Em oficinas foram identificados os desafios prioritários para os próximos três anos da Federação:

 

Fortalecimento sindical: apoio ao reposicionamento estratégico, ampliação da receita com oferta de serviços e maior convergência entre sindicatos.

 

Articulação institucional: uma agenda clara de interação com o poder público e as demais instituições, sempre buscando a simplificação e a desburocratização.

 

Gente e gestão: atender demandas específicas dos setores, formar gestores preparados para a indústria do futuro e fazer da Findes uma ferramenta de atendimento mais ágil.

 

Comunicação para conexão: a Findes deve ser o elo entre empresas, sindicatos, organizações e sociedade.

 

Transformação digital: Tornar a mudança viável para as micro e pequenas empresas do Estado e para a própria Findes.

 

PRIMEIRA MULHER PRESENDENTE

 

Cristhine Samorini, primeira presidente mulher da FINDES, é administradora, especialista em Gestão de Negócios, com MBA em Marketing. Possui duas décadas de dedicação ao associativismo, com destacada atuação na Findes e no Cindes, além do Sindicato das Indústrias Gráficas do Espírito Santo, que atualmente preside. É também diretora-comercial da Grafitusa, primeira gráfica do Espírito Santo, uma empresa com 99 anos de história.

 

CONFIRA A LISTA DE POSSE

 

Presidente: Cristhine Samorini

 

Primeiro vice-presidente: Paulo Alexandre Gallis Pereira Baraona

 

Vice-presidente administrativo: Eduardo Dalla Mura do Carmo

 

Vice-presidente financeiro: Fernando Otávio Campos da Silva

 

Conselheiros vice-presidente: Luiz Carlos Azevedo de Almeida, Manoel de Souza Pimenta Neto, Paulo Roberto Almeida Vieira, Tales Pena Machado, Wellington Simões Villaschi Filho.

 

Conselheiros independentes: Rafael Lucchesi e Pablo Francisco Gimenez Machado

 

Conselheiros fiscais titulares: Alexandra Machado Gomes, Edvaldo Silveira Patez Júnior e Zilma Bauer Gomes

 

Conselheiros fiscais suplentes: Humberto Ferreira Martins, Renato Bragança Domingues e Ricardo Zupeli de Paulo

 

Delegados junto à CNI titulares: Cris Samorini e Léo de Castro

 

Delegados junto à CNI suplentes: Luis Soares Cordeiro e Luiz Rigoni

 

 

Por Jô Lopes – jornalista do Sistema FIERN