FIERN participa de reunião com Governo, entidades empresariais e setor de eventos para medidas de contenção à Covid e Influenza

17/01/2022   18h31

A Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) participou de reunião nesta segunda-feira (17) com representantes do Governo do Estado e do setor produtivo, que teve como objetivo debater medidas para a contenção do contágio de síndromes respiratória com garantias para o setor produtivo. Entre os assuntos tratados, esteve a implementação do passaporte vacinal para o acesso a bares e restaurantes no estado.

 

O encontro foi on-line com representantes das entidades empresariais e empreendedores do segmento de eventos para discutir as recomendações do Comitê de Especialistas da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 e do surto de Influenza.

 

Consultor da FIERN e coordenador do Programa MAIS RN, José Bezerra Marinho participou da reunião e ponderou que “a exigência de passaporte é um transtorno, mas um crescimento efetivo da pandemia vai colocar em risco maior a sociedade e a tragédia não será só econômica, como maior ainda social e de proporções grandes”.

 

Ainda a respeito do tema, ele afirmou que o RN é um destino turístico importante e que se o passaporte vacinal não for pedido, “podemos estar abrindo a porteira para coisa mais grave”.

 

Segundo ele, não há como dissociar a crise sanitária e a crise econômica. “Temos uma crise social que atinge toda a sociedade e precisa ser tratada com competência, transparência e coragem”, declarou.

 

Além disso, Marinho ressaltou a importância de uma campanha de comunicação permanente. “Para reforçar junto à população a importância de contribuir nesse processo como um todo e de conscientização do esforço que o setor produtivo faz para manter seus empreendimentos abertos, funcionando e a importância disso também para a economia”, explicou.

 

O coordenador do MAIS RN parabenizou empresários e o governo por manter “diálogo constante sobre essas questões”. Ele informou que uma nova reunião está para ser marcada. Dessa vez com menos participantes e com foco mais operacional. O Governo vai detalhar ajustes na exigência do passaporte vacinal para os segmentos de bares e restaurantes, bem como mapear a agenda de eventos corporativos previstos para o RN nos próximos 30 dias.