FIERN participa de reunião da Câmara Setorial da Indústria em Mossoró

30/08/2019   16h43

Lideranças do setor industrial do estado reuniram na tarde de hoje (31), na sede da CDL Mossoró, para participar da reunião da Câmara Setorial da Indústria. O vice -presidente da FIERN, Pedro Terceiro de Melo esteve presente e destacou pontos importantes para a indústria potiguar.

Terceiro falou sobre o alto custo do gás natural para a indústria e a possibilidade de migração para outra fonte de energia, citando a biomassa. “O custo do gás está proibitivo”, enfatizou o vice-presidente.

O secretário de desenvolvimento econômico do RN, Jaime Calado, falou que medidas já estão sendo adotadas para reduzir o custo do gás natural. “Sabemos que o bioma do nosso estado não suporta a migração do gás para a biomassa”, disse.

A cadeia produtiva do sal, petróleo e gás, o PROEDI, incubadoras tecnológicas, ações de fomento a pesquisa e a Lei Geral Estadual da Micro e Pequena Empresa foram alguns dos pontos abordados durante o encontro.

Também participaram da reunião o coordenador de desenvolvimento industrial da SEDEC, Teo Tomaz, o vice-presidente do SINECIM, Marcelo Rosado; além de representantes do SEBRAE, IDEMA, Potigás, AGN, UERN, ACIM, SIESAL, Associação de Faccionistas do Seridó, BNB, Fapern, UFRN e IFRN.

Câmaras Setoriais

A Câmara Setorial da Indústria foi instalada em março deste ano pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte (SEDEC) e é formada por lideranças do setor industrial, das entidades vinculadas ao governo e outras organizações com atuação na área.

As Câmaras Setoriais e Temáticas são órgãos colegiados consultivos e propositivos de apoio ao desenvolvimento dos setores e cadeias produtivas. Instauradas através de portaria, são fóruns permanentes de discussão entre os membros (agentes públicos e privados), que visam definir ações de interesse comum, através da atuação integrada dos diferentes segmentos produtivos. A principal atividade das câmaras setoriais é a discussão em plenário de seus membros sobre assuntos pertinentes à cadeia ou setor.