FIERN participa de reunião prévia para Programação do FNE 2020

10/09/2019   17h15

 

O diretor da FIERN, Edilson Trindade, participou da reunião de Programação do FNE 2020, realizada na tarde desta terça-feira, 10, no Sebrae-RN, para planejamento e formulação de preposições sobre os investimentos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), que representa 1,8% do IPI arrecadado, e é destinado a financiar atividades produtivas.

 

De acordo com o superintendente do BNB-RN, Jorge Antônio Bagdêve, o FNE financia investimentos de longo prazo e, complementarmente, capital de giro ou custeio. Além dos setores agropecuário, industrial e agroindustrial, também são contemplados com financiamentos os setores de turismo, comércio, serviços, cultural e infraestrutura. “Estamos aqui também para receber sugestões que façam o FNE cada vez mais atender à sociedade”, disse.

 

 

De acordo com dados do banco, em 2018, o total de recursos concedidos para projetos de infraestrutura por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) superou em 15% a projeção para o primeiro semestre deste ano. Os valores são administrados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e concedidos por meio do Banco do Nordeste (BNB).

 

O maior captador nos primeiros meses de 2019 foi o Rio Grande do Norte. O estado alcançou a marca de R$ 1,5 bilhão, valor 2,5 vezes superior ao projetado para o período. Isso representa ainda 27,1% do total captado na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que abrange os nove estados nordestinos, mais as regiões norte do Espírito Santo e de Minas Gerais.

 

 

RESULTADO

 

Os resultados das reuniões que acontecem hoje e amanhã, 11, deverá conter a identificação de grandes projetos de investimentos públicos e privados no Rio Grande do Norte previstos para 2020, os quais irão compor a estimativa de demanda por financiamento com recursos do FNE; e ações dessa instituição para ampliação dos investimentos no Estado; e serão apresentados em uma reunião no próximo dia 19 de setembro, na CDL Natal.

 

 

PRESENÇAS

 

Também participou da reunião o secretário de Desenvolvimento Econômico do RN, Jayme Calado; o superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo; o secretário de Finanças do Município do Natal, George Fernandes; o presidente da FCDL, Afrânio Miranda; e representantes de várias instituições como Marcos Guedes (Sesc/Fecomércio), Kleber Fernandes (IMD), Thiago Loureiro (IFRN), Glauco GobbaTo (ABRASEL), Viviane Silva (IBGE), entre outros. Pela Federação das Indústrias também participou a economista Sandra Cavalcante, o assessor técnico Pedro Albuquerque; e a gestora do balcão de investimentos, Maria do Carmo.

 

Jô Lopes – jornalista – Unicom/FIERN