FIERN participa de Seminário Científico  realizado pelo Idema e Funcitern

29/04/2022   17h11

 

O presidente da Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia da FIERN (COINCITEC/FIERN) e diretor da FIERN, Djalma Barbosa da Cunha Júnior, representou o Sistema Indústria no 1° Seminário Científico do Convênio Funcitern/Idema, na tarde desta sexta-feira (29). O evento aconteceu no Campus Avançado de Natal da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e apresentou os resultados dos trabalhos desenvolvidos a partir do convênio assinado em 2020.

 

Fruto do Acordo de Cooperação Técnico-Científica firmado entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) e a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (Funcitern), o projeto tem objetivo de criar e implantar produtos e novos processos, inspirados em descobertas científicas e tecnológicas que possam modernizar e inovar a gestão pública dentro do Idema.

 

 

Na cerimônia de abertura, o presidente da COINCITEC/FIERN ressaltou o papel da Comissão, integrada por representantes de diversas instituições acadêmicas e de pesquisa, de fortalecer o ecossistema de inovação do Rio Grande do Norte. “Nós, que temos essa atitude de fazer diferente e levar nosso estado adiante devemos ser os maiores propulsores da ciência e da pesquisa aplicada”, afirmou Djalma Júnior.

 

Ele ainda reverenciou os pesquisadores pelos projetos apresentados e sugeriu o desenvolvimento de mais pesquisas. “A FIERN fica muito feliz com projetos desse nível pelo desenvolvimento do nosso estado”, afirmou. “Devemos pensar projetos para a mobilidade urbana, para a segurança pública, para a proteção de áreas das indústrias de água mineral, que são afetadas com o crescimento desordenado das cidades”, ressaltou o diretorda FIERN.

 

O diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, destacou a relevância da parceria e do evento. “Esse seminário é importante por ser uma prestação de contas com o público. São projetos que somam à nossa conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável”, afirmou Aguiar.

 

Já para o presidente da Funcitern, Frank Felisardo, afirmou que o seminário marca o fim de um ciclo construtivo. “Essa parceria, com o desenvolvimento de trabalhos inovadores é um resultado muito positivo não apenas para as instruções, mas para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, disse.

 

Um grupo de 189 profissionais, de áreas como biologia, gestão ambiental, engenharia, pedagogia, direito e psicologia, foi formado a partir de uma seleção que contou com cerca de 2,5 mil inscritos. Os bolsistas, que começaram a atuar no órgão ambiental em novembro de 2020, otimizaram os serviços e setores do Idema a partir do mapeamento de processos, produção de cartilhas informativas, sistematização de termos de referências relacionados ao Licenciamento Ambiental e ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), formações para gestores ambientais, elaboração de diagnósticos e resumos científicos, entre outros trabalhos.