FIERN participa de solenidade para implantação do Parque Científico Tecnológico em Macaíba

9/09/2021   14h48

Federação das Indústrias foi representada pelo, diretor de Inovação e presidente da COINCITEC da FIERN, Djalma Cunha Junior. Foto: Elisa Elsie

O Governo do Estado firmou acordo de parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para implantação e operação do Parque Científico Tecnológico Augusto Severo – PAX, em Macaíba. Na solenidade realizada nesta quinta-feira (9), a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) foi representada pelo diretor segundo-secretário e diretor de Inovação Djalma Cunha Junior, que é presidente da Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia da FIERN (COINCITEC).

No evento, realizado no local onde será implantado o PAX, a governadora Fátima Bezerra, o vice-governador Antenor Roberto, os secretários Fernando Mineiro (Gestão de Projetos e Metas e coordenador do Governo Cidadão) e Jaime Calado (Desenvolvimento Econômico), formalizaram o acordo com investimento de R$ 8,4 milhões em recursos estaduais viabilizados pelo Governo Cidadão e Sedec RN junto ao Banco Mundial.

“A oportunidade através do Governo do Estado de acelerar o processo de investimentos dos recursos do Banco do Mundial para o Parque Tecnológico é fundamental para todo o ecossistema de inovação do RN, bem como o desenvolvimento não só da ciência, da tecnologia e da inovação do nosso estado”, declarou Djalma Júnior.

O diretor de Inovação da FIERN reforçou a atuação das entidades participantes de forma a beneficiar o Rio Grande do Norte: “O governo tem uma função importante na liberação desses recursos para infraestrutura e a Universidade também exerce esse papel junto às indústrias e empresas do RN, de fazer com que o parque seja uma referência não só no que vai ofertar, mas também no que vai trazer de oportunidades quando tratamos de petróleo e gás e da indústria 4.0”, comentou.

Djalma Cunha Junior reforçou a atuação das entidades participantes em benefício do Rio Grande do Norte. Foto: Elisa Elsie

O parque tecnológico vai promover polos de inovação e empreendedorismo em áreas econômicas vitais para o desenvolvimento econômico do RN, como energias renováveis, mineração, pesca, aquicultura, setor têxtil, turismo, fruticultura e serviços.

O investimento do Governo, por meio do acordo de empréstimo com o Banco Mundial, foi garantido ainda em 2019, mas a implementação enfrentou dificuldades como questões de dominialidade do terreno, modelo de gestão e projetos de engenharia que vêm sendo solucionadas junto à UFRN. A instituição, além de parceira nesta implementação, é proprietária do imóvel onde funcionará o equipamento.

O PAX funcionará em uma área de 100 hectares, com uma estrutura com 15 mil m² de área construída. A parceria para viabilizá-lo envolve o Governo do Estado, por meio do Governo Cidadão, Sedec, Universidade Estadual do RN (UERN) e Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapern), UFRN, Universidade Federal do Semiárido (Ufersa), Instituto Santos Dumont (ISD), Sebrae e Sesi-RN, Instituto Federal do RN (IFRN) e do Centro de Tecnologias do Gás e Energia Renováveis (CTGAS-ER).

“Esse empreendimento vai mudar o cenário do RN, no que diz respeito à inovação e empreendedorismo em áreas econômicas importantes. Depois de pronto, será um divisor de águas para o desenvolvimento do Estado”, destacou o reitor da UFRN, José Daniel Diniz.