FIERN participa do Future-se, convenção lojista que discute tendência da economia e na inovação

7/07/2022   17h01

 

Os rumos da economia e as tendências de mudanças nas empresas, diante da inovação no mundo dos negócios e do desenvolvimento tecnológico, foram discutidas no “Future-se — 20ª Convenção do Comércio e Serviços do RN”, nesta quinta-feira (7), no Teatro Riachuelo. O evento tem o apoio da FIERN e contou com a participação de diretores e gestores do Sistema Indústria do estado.

 

“Essa perspectiva de um futuro com cada vez mais exigência de inovação faz com que o empresário tenha momentos de reflexão e, com isso, é natural que repense seu negócio, as pendências e as necessidades que se impõem para sustentabilidade do empreendimento, diante das transformações que precisam ser acompanhadas com atenção”, destacou o empresário Djalma Barbosa da Cunha Júnior, diretor da FIERN, ao participar da programação e assistir às palestras representando a Federação.

“Nas exposições sobre os rumos econômicos, os palestrantes, da XP Investimentos, deixaram claro um ambiente com um cenário de retomada. Mas reafirmaram também que o Brasil, como grande exportador de commodities, avança no seu PIB, embora tenha muito a ser feito, como a reforma tributária para o país se desenvolver muito mais rápido”, acrescentou Djalma Júnior.

A convenção é marcada por uma imersão de 12 horas sobre esses temas, com a presença de empresários, gestores e lideranças empresariais, entre as quais o presidente do Sindicato das Indústrias de Instalação e Manutenção de Redes e Equipamentos de Telecomunicações do Estado do RN, Alberto Serejo.

Entre os temas abordados na Convenção estiveram a conjuntura  econômica, as vendas, marketing digital, metaverso, sucessão familiar e adaptabilidade.

“A velocidade de mudança está acelerando, isso implica em um mundo onde as barreiras à competição e os obstáculos à entrada de novas iniciativas podem ser removidas rapidamente”, destacou Arthur Wilchmann, CEO da XP Investimentos.

Economista-chefe da XP e ex-secretário municipal da Fazenda de São Paulo, Caio Megale vê como positivas as projeções que sinalizam uma recuperação e apontou que os indicadores revelam um crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) para 2022 acima das previsões feitas no primeiro semestre. “Não é um cenário simples que teremos nos próximos 12 meses, mas também é abre muitas oportunidades, tanto mundial quanto nacionalmente. Claro, para a oportunidade de crescer depende do Brasil arrumar a casa”, disse.

Executiva e pesquisadora da área de inovação, Martha Gabriel vê um cenário com mudanças cada vez mais velozes e com grandes transformações. “O futuro não vai ser digital, ele vai ser híbrido. Vivemos no metaverso desde o início da era digital”, destacou.

Ao longo do dia, também houve palestra de Caio Carneiro, expert em Vendas Diretas há mais de uma década; e Gil Giardele –  especialista em cultura digital e um dos maiores difusores de conteúdo ligados à transformação digital e inovação, além de  Fred Alecrim, mentor de centenas de empresas do varejo.

O Sistema FIERN está presente no Teatro Riachuelo, durante a convenção, com uma instalação no hall de entrada, na qual gestores e colaboradores dão informações sobre as atividades, produtos e serviços do IEL, SESI e SENAI, além da exibição de um vídeo institucional. Também participaram do evento, o diretor Alberto Serejo, o superintendente do IEL-RN, Juan Saavedra, e agentes da Unidade de Mercado da FIERN.

A Convenção é promovida pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas –FCDL RN) Câmara de Dirigentes Lojista de Natal – CDL Natal e Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem de Natal – CDL Jovem Conta com o patrocínio da FIERN, Sebrae, Fecomercio, Banco do Nordeste, Sicoob, Vox2You, Alesat, ZAZ, Potigás e Sicoob Meireles e Freitas.