FIERN promove diálogo on-line entre empresários e Banco do Nordeste

17/06/2020   20h48

Para facilitar o diálogo entre empresários e instituições financeiras, a FIERN realizou na tarde desta quarta-feira, 17, uma videoconferência com a equipe da Regional do Banco do Nordeste (BNB-RN). Na reunião virtual Thiago Dantas fez uma apresentação sobre os números e ações do banco nesse período de pandemia.

O presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo falou sobre a retomada das atividades econômicas no Rio Grande do Norte, elogiou o BNB pela iniciativa das renegociações com as empresas e enfatizou a luta pelo acesso ao crédito desburocratizado. “Esse tem sido o principal pleito da indústria potiguar, sobretudo nesse contexto de crise gerada com a pandemia do novo coronavírus”.

Durante a apresentação do Banco do Nordeste, Thiago Dantas destacou o conjunto de operações que o banco tem hoje frente à pandemia, e também das outras linhas de crédito que se mantêm e das renegociações. “Além do crédito novo temos trabalhado bastante a questão das renegociações. Para se ter ideia no período de 16 de março a 19 de maio o banco realizou certa de cinco bilhões e 300 milhões em renegociações”, afirma.

Os empresários presentes e diretores da Federação elencaram questões como as dificuldades encontradas pelos empresários que coadunam com as colocações do presidente Amaro Sales. O diretor-primeiro-tesoureiro da FIERN, e industrial das indústrias e bebidas e reciclagem salienta que diante de números expressivos fica difícil compreender as dificuldades burocráticas. “Essa constatação serve para todos os bancos que operam linhas de crédito”, afirma.

O diretor-primeiro-secretário e presidente do COMPEM, Heyder Dantas, e o diretor e industrial José Nóbrega, solicitaram que o banco esclarecesse sobre o PRONAMPE do governo federal, sobre o que foram feitos esclarecimentos pelo Banco do Nordeste na videoconferência e foi disponibilizado contatos para outros esclarecimentos e orientações.

Estiveram presentes à videoconferência os empresários e autoridades acima citados além do diretor de inovação da FIERN, Djalma Barbosa; o assessor para assuntos institucionais da FIERN, Helder Maranhão; o chefe de gabinete da FIERN, Fernando Antonio Bezerra; o assessor da Nordeste Forte, Ernani Bandeira; e os representantes da equipe do BNB, Vasueldo Kennedy; Ivaneide Oliveira; Janson Campos Silva; e Emanuela Ludivino.

Por Jô Lopes – jornalista FIERN