FIERN promove, na quarta-feira (14), o Fórum Caminhos do RN com candidatos ao Senado Federal

9/09/2022   15h26

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) promove, na quarta-feira (14), o Fórum Caminhos do RN com os candidatos ao Senado Federal. Os cinco candidatos que confirmaram presença— Carlos Eduardo (PDT), Rogério Marinho (PL), Geraldo Pinho (PODE) e Rafael Motta (PSB) – vão receber a Agenda Caminhos do RN 2023-2026, elaborada pelo Mais RN, com as propostas do setor industrial para o desenvolvimento potiguar, e apresentar seus posicionamentos em pautas de relevância para a indústria.

O Fórum será aberto às 8h30 pelo presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, no auditório Joaquim Vitor de Holanda, 7º andar da Casa da Indústria, sede da FIERN. O evento será voltado a diretores da FIERN e convidados, entre os quais estarão, além dos integrantes da Federação e seus Sindicatos, industriais e empresários. A partir das 9h, terá início a exposição do primeiro dos candidatos, em horário específico, abrindo uma sequência individual.

Cada candidato poderá fazer, inicialmente, uma exposição de até 20 minutos de seus posicionamentos. Em seguida, receberá a “Agenda” e responderá às perguntas selecionadas sobre temas que o setor industrial considera essenciais para o desenvolvimento do estado. Para as considerações finais, terá cinco minutos. Encerrada a participação nas discussões no auditório, o candidato concederá uma entrevista coletiva à imprensa.

A participação dos candidatos não será simultânea, mas em sequência, e sem intervalos, de acordo o roteiro: exposição, recebimento da Agenda, perguntas e considerações finais.

Os candidatos que vão participar do Fórum Caminhos do RN concorrem em coligações ou federações integradas por pelo menos um partido com representação na Câmara dos Deputados. Trata-se do mesmo critério definido pela legislação eleitoral, e confirmado em decisões do TRE e do TSE, como exigência para a participação em debates. Neste critério, o candidato Freitas Júnior (Psol) também foi convidado, mas informou ter outros compromissos previamente agendados que o impedem de comparecer.

O presidente da FIERN destaca a importância do evento e a contribuição do setor industrial para uma discussão qualificada sobre posicionamentos legislativos que proporcionem o crescimento do Rio Grande do Norte. Para ele, “é fundamental que a população tenha conhecimento sobre o que os candidatos pensam e querem fazer ao representar o Rio Grande do Norte”.

“Ao promover o Fórum Caminhos do RN, a FIERN traz os empresários da indústria e os candidatos ao Senado Federal para um diálogo aberto, onde possamos ouvir deles seus posicionamentos, ao mesmo tempo em que apresentamos as sugestões e contribuições do setor”, afirma o presidente da FIERN.

Agenda Caminhos do RN
A FIERN desenvolveu, por meio do MAIS RN, núcleo de pensamento e planejamento estratégico contínuo da FIERN, a agenda Caminhos do RN 2023-2026, que traça ações para o desenvolvimento industrial do estado. O documento também foi entregue aos candidatos ao Governo do Estado nas Eleições Gerais de 2022 que participam do Fórum Caminhos do RN no dia 26 de agosto.

A agenda Caminhos do RN traz dez tópicos essenciais para a retomada do processo de industrialização do estado, para melhorar a atração de investimentos externos e, indiretamente, contribuir para a saúde fiscal com o aumento de arrecadação e geração de empregos.