FIERN recebe Secretário Nacional de Habitação e debate projeto piloto no RN

1/07/2019   19h02

O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte – FIERN, Amaro Sales, promoveu, nesta segunda-feira (1º), um encontro entre o secretário nacional de Habitação, Celso Matsuda, a governadora Fátima Bezerra, e os presidentes dos dois sindicatos da indústria da construção civil no Rio Grande do Norte, Sílvio Bezerra e Sérgio Freire, para tratar da realização no RN de projeto piloto na área da construção civil, obras do Minha Casa Minha Vida, parcerias publico-privadas, entre outros assuntos de interesse do estado no setor.

O encontro, realizado no gabinete da presidência da FIERN, reuniu também o vice-governador Antenor Roberto, os diretores executivos da FIERN Roberto Serquiz, Heyder Dantas e José Nóbrega; o chefe da Casa Civil, Raimundo Alves; o vice presidente do Sinduscon/RN, Marcos Aguiar e do secretário do estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano (Cehab), Pablo Thiago Lins.

Sabemos que em momentos de crise há oportunidade para investir em infraestrutura e gerar emprego rapidamente”, comentou o secretário, quando falava sobre a necessidade de desenvolver novos projetos para o setor habitacional.

Amaro Sales enfatizou que a construção civil é a área onde “o investimento tem retorno rápido” e que a parceria entre o governo e o empresário é fundamental para mudar o patamar econômico. “Não podemos ficar esperando que o governo resolva tudo, temos que ajudar também”, ressaltou.

Os presidentes dos Sindicados da Indústria da Construção Civil no estado, Sílvio Bezerra e Sérgio Freire, falaram das dificuldades enfrentadas pelo setor, mas ressaltaram que o diálogo é fundamental para criar um novo cenário. Além disso, apresentaram duas propostas de projeto piloto para construção de habitação popular para famílias com renda acima de 1 ½ salário mínimo, com recursos do FGTS.

Os empresários do setor da construção enfatizaram o interesse em desenvolver no RN um projeto piloto para construção de moradia popular. A primeira proposta voltada para construção de casas em terreno do Governo do Estado e infraestrutura, com financiamento através do FGTS. E a segunda, com a revitalização e adequação de prédios públicos fechados para habitação. “Esta é uma forma de baixar os custos e revitalizar áreas públicas”, explicou o vice-presidente do Sinduscon/RN.

O secretário mostrou-se aberto a novos projetos integrados de produção habitacional, reurbanização e melhoria de moradia em parceria com o setor privado. “Foi oportuna a reunião no momento em que o Ministério de Desenvolvimento Regional, o Ministério da Economia e a Caixa Econômica Federal desenvolvem um novo Plano de Habitação”, contextualizou ele, que falou ainda sobre as mudanças do Minha Casa Minha Vida.