Formação técnica de jovens no novo ensino médio é tema de seminário internacional

4/10/2021   10h35

 

A preparação dos jovens para um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico será tema do Seminário Internacional Juventude, Trabalho e Educação. Realizado pelo Canal Futura em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Social da Indústria (SESI), entre os dias 5 e 7 de outubro das 16h30 às 19h, o evento terá transmissão ao vivo no YouTube do Canal Futura.

 

Serão dois painéis por dia, mediados pelo educador e jornalista Alexandre Sayad. Os palestrantes convidados vão abordar os desafios da educação no Brasil, as transformações tecnológicas pelas quais o setor produtivo e a indústria estão passando, além das expectativas com a implementação do Novo Ensino Médio e a expansão do itinerário de Formação Técnica e Profissional.

 

Participam nomes de peso, como o especialista em inteligência artificial Ibrahim Kushchu, o professor Luciano Meira, o especialista em educação profissional na China Qinxiang Gao e o diretor da Fundação Calouste Gulbenkian Pedro Cunha. Eles se juntam a representantes do Fórum Econômico Mundial, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), do governo brasileiro e de grandes companhias e instituições de ensino.

 

Jovens de todo o Brasil e educadores também integram os painéis, trazendo um olhar de quem está na ponta do sistema de ensino e vivencia as necessidades de transformação da educação.

 

Formação técnica de jovens no novo ensino médio é tema de seminário internacional

Resgate  da educação e oportunidades em um cenário pós-pandemia

O debate se torna ainda mais relevante em um horizonte pós-Covid, com a retomada das aulas e a necessidade de resgate dos estudantes da última etapa da educação básica, que respondem pelas maiores taxas de evasão e abandono escolar. Do lado do setor produtivo, espera-se analisar as condições para o aumento no um ritmo de contratações e quais as exigências de mão de obra qualificada no contexto atual e futuro.

Segundo o relatório Education at a Glance 2021, apenas 9% dos estudantes do ensino médio recebem formação profissional e só 23,8% dos brasileiros de 18 a 24 anos frequentam a universidade – dados são do IBGE/Pnad contínua e constam no Anuário da Educação –, o que resulta em um contingente de recém-formados que encontram dificuldades para se inserirem no mercado de trabalho e continuarem seus estudos.

A proposta do Novo Ensino Médio com o itinerário técnico e profissional deverá começar a ser implementada em todas as redes de ensino a partir de 2022. Para possibilitar o desenvolvimento social e econômico do país, melhorar o engajamento e a empregabilidade dos jovens e reduzir a defasagem do Brasil em relação a outros países que fazem da educação profissional um elo importante do processo de formação, é preciso promover uma expansão qualificada da oferta, em sintonia com as necessidades da economia.

Nesse sentido, o Seminário vai traçar um panorama nacional e compartilhar experiências nacionais e internacionais. Confira a programação de cada dia!

Formação técnica de jovens no novo ensino médio é tema de seminário internacional
Formação técnica de jovens no novo ensino médio é tema de seminário internacional
Formação técnica de jovens no novo ensino médio é tema de seminário internacional

Da Agência de Notícias da Indústria