Fórum debate oportunidades e desafios para o Setor de Água Mineral do Nordeste

17/05/2018   21h48

 

Um debate sobre mercado e sustentabilidade entre presidentes de sindicatos da Região Nordeste, industriais do setor de bebidas e águas minerais, e representantes de órgãos fiscalizadores marcou a tarde desta quinta-feira (17), na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), com a realização do Fórum ‘Oportunidades e Desafios para o Setor de Água Mineral do Nordeste’.

 

De acordo com o presidente do Sindicato da Indústria de Cervejas, Refrigerantes, Águas Minerais e Bebidas em Geral do Estado do Rio Grande do Norte (SICRAMIRN), Djalma Barbosa Júnior, o evento é parte das ações previstas pelo Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (PROCOMPI). “Hoje compartilhamos experiências com empresários do setor de todos os estados do Nordeste, com a finalidade de avançar na busca por alternativas para sustentabilidade do setor”, disse.

 

Para o subcoordenador da Vigilância Sanitária do Rio Grande do Norte (VISA/RN), Ives Trindade, o evento aconteceu em um momento necessário para todos que envolvem a cadeia produtiva. “Estamos trabalhando juntos com a finalidade de proteger a população de eventuais contaminações, e este setor é sempre muito organizado, usa seus próprios laboratórios, o que facilita o trabalho do Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Norte”, afirmou.

 

O vice-presidente da FIERN, Pedro Terceiro de Melo, e o diretor-tesoureiro, Roberto Serquiz Elias, prestigiaram o evento que contou também com convidados como o Promotor de Defesa do Consumidor, Leonardo Cartaxo; a Técnica de Alimentos da VISA/RN, Bianca Arnoud Rodrigues; o Deputado Estadual, Carlos Augusto Paiva Maia; o diretor da VISA/PA, Milton Gomes dos Santos; o assessor jurídico da ABINAM, Carlos Pedrosa Andrade; e o engenheiro de minas do DNPM, Arcelino Farias Filho.

 

Segundo Djalma Júnior, o resultado do fórum foi muito positivo. “Ficaram acordados pontos importantes, como o compartilhamento dos órgãos fiscalizadores, a proposta de se fazer outros eventos como este no Nordeste, e a cobrança de agilidade nos processos de regulamentação estadual junto à Secretaria da Fazenda”.

 

Além disso, ele disse que será feita a definição de um grupo de trabalho para elaboração da lei do garrafão diferenciado das águas minerais diferentes do das águas adicionadas de sais, e elogiou a disponibilidade do ministério do ministério publico em ações integradas de fiscalização.

 

O fórum contou com um painel sobre “Políticas Estaduais de Substituição Tributária e Selo Fiscal”, apresentado pelo advogado tributarista Thiago de Souza. Também foi feita a apresentação ‘CFEM: Nova legislação e cálculos (transporte e seguro)’ pelo especialista em recursos minerais e auditor externo do DNPM RN, Alexandre Ferreira da Silva; e uma palestra: ‘Panorama do mercado de Água Mineral em Garrafão – Consumidores, Ambiente Competitivo e Distribuição’, além da mesa redonda: ‘Diferenciação das águas engarrafadas: quem ganha com isso?’.

 

INSTITUIÇÕES – O evento contou com o apoio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/RN), e representantes da ABINAM – Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais; SUVISA/RN – Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária, MPRN – Ministério Público do RN e DNPM – Departamento Nacional de Produção Mineral.

 

PROCOMPI – Uma parceria entre a Confederação Nacional da Indústria – CNI e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae para elevar a competitividade das empresas industriais, por meio do estímulo à cooperação entre as empresas, à organização do setor e ao desenvolvimento empresarial e territorial.