Francisco Souto Filho é homenageado com título honorário de presidente de honra do SIESAL

21/12/2021   17h15

O empresário Francisco Souto Filho recebeu oficialmente o título de presidente de honra do Sindicato da Indústria Salineira (SIESAL). A homenagem ocorreu na noite da segunda-feira (20), durante confraternização dos diretores do Sindicato, em Mossoró. O diploma que faz o registro do título foi entregue pelos presidentes da FIERN, Amaro Sales de Araújo, e do SIESAL, Airton Paulo Torres.

Também participaram da solenidade, os diretores da FIERN Vilmar Pereira, Roberto Serquiz, os presidentes do SINDIPAM/Mossoró, Cesário Mello, do Sinduscon/Mossoró, Sérgio Freire.

“O SIESAL tem honra de outorgar o título de presidente honorário a Francisco Souto Filho em reconhecimento aos seus 67 anos de abnegados serviços prestados de grande magnitude ao setor salineiro do Estado. Soutinho, como todos nós o conhecemos, é um respeitado empresário que sempre honrou a classe empreendedora deste Estado. Ele é um dos mais expressivos exemplos do empreendedorismo potiguar a ser reverenciado”, destacou Airton Torres no documento que registra o título.

O presidente Amaro Sales também destacou o empenho de Francisco Souto Filho, em mais de seis décadas, na defesa do desenvolvimento do Rio Grande do Norte e, particularmente, do setor salineiro. “A FIERN, com entusiasmo, apoia a iniciativa do SIESAL nesta homenagem a Soutinho e tem a honra de se juntar para firmar o título honorífico”, disse.

Neste ano, Francisco Souto também foi um dos homenageados com a Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore. A entrega ocorreu no dia 14 de dezembro, no Olimpo Recepções. Trata-se de um reconhecimento ao empreendedorismo, à atuação para o crescimento da indústria e em defesa da livre iniciativa.

Na ocasião, ainda foram homenageados, com a Medalha do Mérito Industrial, os empresários Álvaro Coutinho da Motta (in memorian), Eduardo José de Farias, Etelvino Patrício de Medeiros e Gabriel Calzavara de Araújo. Já a Medalha da Ordem do Mérito Industrial da CNI foi entregue ao empresário potiguar Antônio Leite Jales.

Sobre o homenageado

A história de vida do industrial Francisco Ferreira Souto Filho confunde-se com a do setor salineiro do estado. Em 1953, Soutinho – como é mais conhecido – participou ativamente da fundação do Sindicato da Indústria de Sal, o SIESAL, no qual foi o primeiro presidente e foi sucessivamente, por unanimidade, reconduzido ao cargo por mais de seis décadas.

Em 2020, ele afastou-se da função e foi nomeado presidente de honra. Ele também é um dos membros fundadores da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), na qual é um dos diretores. Ele integrou a Associação Brasileira de Extratores e Refinadores de Sal, a ABERSAL, por mais de 40 anos.

Sua trajetória já rendeu diversas homenagens. Em maio de 2010, foi agraciado com a Ordem do Mérito Industrial, pela Confederação Nacional da Indústria, a CNI, a mais alta comenda da indústria brasileira, concedida anualmente a líderes da indústria de todo o Brasil. Entre as diversas pautas que defendeu e lutou estão o Porto Ilha, o Polo Gás-Sal e a ameaça de exploração de sal gema no Espírito Santo.