“A gente está juntando forças para reduzir o custo da indústria”, afirma Amaro Sales sobre parceria com o Maranhão

12/08/2021   12h32

Comitiva do Maranhão conhece o HUB de Inovação e Tecnologia

As Federações das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) e do Maranhão (FIEMA) defenderam nesta quarta-feira (11) em Natal a integração entre os estados do Nordeste como estratégia para impulsionar novos investimentos em energias renováveis e inovação, com ganhos para a indústria. O Nordeste é líder nacional em geração de energia eólica, com produção e novos projetos encabeçados pelo RN.

“Vivemos um momento onde a otimização de recursos por parte do Sistema é muito importante. Então na hora em que você tem duas federações envolvidas para essa melhoria da inovação, na questão de energia, que é um problema mundial, a gente está juntando forças para reduzir o custo da indústria”, disse o presidente da FIERN e do Conselho Regional do SENAI-RN, Amaro Sales de Araújo. “A busca dessa otimização através das federações coirmãs FIEMA e FIERN é um avanço no ganho de tempo, na redução de custos e na troca de informações dentro do próprio sistema”, frisou ele.

O assunto foi discutido durante visita de uma comitiva do Maranhão liderada pelo presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Neves, ao Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, em Natal. O Hub engloba os dois principais centros de referência do SENAI no Brasil para pesquisa, desenvolvimento e inovação com foco em energia eólica, solar e sustentabilidade – o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis – e para serviços e soluções de educação voltados às indústrias de energia e do gás – o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER). A estrutura ocupa uma área de 20 mil metros quadrados, onde outras investidas do SENAI e do SESI nas áreas de educação e inovação com foco na indústria se integram e ganham destaque.

Encontro discutiu integração entre os estados do Nordeste para impulsionar novos investimentos em energias renováveis e inovação

Energia

Edilson Baldez das Neves conheceu laboratórios, ambientes de ensino para cursos profissionalizantes e detalhes de pesquisas, projetos e serviços do Hub durante a visita. “Estou vendo aqui uma coisa muito maior do que eu imaginava. E o SENAI e o SESI atuando juntos dão essa conotação, essa grandeza de prestação de serviços às empresas”, analisou Baldez, afirmando que a intenção da visita foi conhecer experiências de sucesso e prospectar possíveis parcerias para o desenvolvimento de projetos especialmente na área de energias renováveis. “Nós estamos assinando convênios de cooperação com os Senais de outros estados para que possamos desenvolver juntos essa vocação do Nordeste. Certamente pretendemos realizar parcerias com o SENAI-RN”, disse.

O Maranhão tem planos de investimentos na área de energia por meio do hidrogênio – o chamado “combustível do futuro” – além da expectativa de elaboração de um mapa eólico e solar, para atestar o potencial de geração do estado. Baldez sinalizou a intenção de parceria para projetos na área com o ISI-ER.

A apresentação do Hub – e das atividades desenvolvidas pelo Instituto – ficou por conta do diretor do ISI-ER e do CTGAS-ER, Rodrigo Mello, e contou com participação de Emerson Batista, diretor regional do SENAI-RN, e do superintendente do SESI-RN, Juliano Martins. Do Maranhão, também participaram José Reinaldo Tavares, ex-Governador do estado e diretor de Relações Institucionais da Empresa Maranhense de Administração Portuária e Luis Fernando Moura da Silva, Secretário de Estado de Programas Estratégicos (SEPE/MA).

Inovação

Entre as iniciativas apresentadas ao grupo estão trabalhos de medição do potencial de geração de energia eólica offshore, no mar, realizados no Brasil de forma pioneira pelo ISI-ER.

Mello definiu o HIT do SENAI-RN “como um ambiente onde se respira inovação”. Emerson Batista, diretor regional da instituição, fez coro e, diante do interesse demonstrado pelo Maranhão em projetos na área de energia, ressaltou: “Sabemos que as empresas especialmente de eólica e solar, nas quais o nosso centro é referência, estão no Nordeste e vejo com grande expectativa a possibilidade de acordos que resultem em um engrandecimento não só para o ISI do RN, mas para o SENAI do Maranhão e toda a região”.