Gestores públicos participam do Fórum do IEL-RN sobre eSocial

9/05/2019   11h27

O auditório do sétimo andar da Casa da Indústria, sede do Sistema FIERN, ficou lotado por prefeitos, secretários municipais, gestores, dirigentes de Câmaras e técnicos que acompanharam a palestra da consultora Lieda Amaral, na manhã desta quinta-feira, durante o “Fórum Desvendando o E-social na Administração Pública”, promovido pelo IEL-RN.

Na ocasião, Lieda Amaral apresentou os prazos para os órgãos públicos passarem a enviar as informações sobre folha de pagamento de pessoal e relação com servidores e prestadoras de serviços ao eSocial. Ela também destacou as mudanças de procedimentos necessários, as normas que regulamentam o envio dos dados e necessidade de planejamento para adequação dos gestões e servidores.

A partir de 2020, o eSocial será a única forma dos órgãos e instituições públicas enviarem essas informações ao Governo Federal. Isso significa que todos que tiverem trabalhadores, estarão obrigados a usar o eSocial no cumprimento de suas obrigações legais. Com isso, O IEL-RN organizou o Fórum com o objetivo de esclarecer os gestores municipais sobre as ações necessárias para atender aos requisitos legais. Para empresas privadas, o eSocial está implementado.

O eSocial pretende simplificar e unificar a entrega das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais em todo país. Foi instituído em 2014 com o intuito de consolidar os bancos de dados sobre informações trabalhistas, da Seguridade Social, da Caixa Econômica Federal e da Receita Federal.

“Este Fórum foi muito importante para esclarecer nossos clientes, parceiros e demais interessados no tema que é tão relevante, uma vez que os gestores públicos terão o desafio de implantar o eSocial. Para o IEl-RN, contribuir nesta capacitação é atuar também na melhoria das condições para o desenvolvimento econômico”, disse superintendente Regional do IEL/RN, Maria Angélica Teixeira.