Gestores do Sistema FIERN e prefeito de Lajes tratam da execução do Emprega Mais

4/10/2021   16h00

O Programa Emprega Mais poderá chegar ao município de Lajes a partir de uma parceria entre o Sistema FIERN e a Prefeitura. O diálogo nesta direção foi mantido na manhã desta segunda-feira entre gestores e assessores técnicos do SENAI-RN, do Espaço Empresarial da FIERN e o prefeito de Lajes, Felipe Menezes. O Emprega Mais é um programa de capacitação para trabalhadores que estão empregados ou mesmo os que não estejam atualmente com vínculo empregatício e a qualificação é feita de acordo com a demanda da indústria.

“O Emprega Mais é recebido com entusiasmo, porque será muito importante para a capacitação da mão de obra local. Poderemos qualificar pessoas para que atuem em um mercado que surge com muita pujança, principalmente em energias renováveis. Também será uma chance para que tenhamos novas oportunidades de trabalho”, disse o prefeito. Felipe Menezes destacou que a reunião mostrou que há empenho do município e das entidades do Sistema FIERN para consolidar a parceria.

A gerente de Educação e Tecnologias do SENAI/RN, Simone Medeiros de Oliveira, afirma que a execução do Emprega Mais vai alavancar a empregabilidade dos trabalhadores que estão em busca de uma vaga nas empresas industriais e capacitar os que já estão empregados.

“O Emprega Mais tanto capacita profissionais que já estão na indústria e precisam de um aperfeiçoamento, quanto os que não têm vínculos empregatícios, mas necessitam fazer um curso para melhorar a qualificação para conquistar uma vaga”, acrescentou. Mas ambos devem ser encaminhados por uma demanda de uma empresa que esteja participando do projeto.

O gerente do Espaço Empresarial da FIERN, Marcelo Dantas, disse que a interlocução é relevante para levar a ação de qualificação profissional ao município da região Central. No próximo dia 14, a equipe da FIERN deverá ir a Lajes para uma reunião sobre o Mais RN. A Analista de Negócios do Espaço Empresarial da FIERN, Angélica Teixeira, disse que essa aproximação assegura a ampliação desta ação no interior do Estado.

O Programa Emprega Mais foi criado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Ministério da Economia para requalificar profissionais empregados na indústria e qualificar pessoas desempregadas, a fim de que possam ingressar no mercado de trabalho. A iniciativa tem como objetivo promover a geração de emprego e o aumento da produtividade.

Com cursos de qualificação e de aperfeiçoamento profissional, o programa tem duas formas: o Requalifica e o Novo Emprego. Para cada modalidade, empresas industriais recebem vouchers que podem distribuir para trabalhadores ativos ou desempregados.

O Emprega Mais é voltado para empreendimentos com Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) industrial.