Governo articula com setor produtivo e bancos medidas para minimizar efeitos do coronavírus na economia

31/03/2020   12h50

O Governo do RN está tratando junto às instituições bancárias oficiais a celeridade das medidas de atendimento a pessoas física e jurídica afetadas pela pandemia do novo coronavirús. A governadora Fátima Bezerra determinou ao secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, a articulação junto aos bancos para minimizar os efeitos do vírus que afetam trabalhadores autônomos formais e informais e de empresas.

“Nossa preocupação é também com os negócios, daqueles que trabalham por conta própria e das empresas do mercado formal. É preciso garantir a sobrevivência das pessoas e dos empreendimentos até que a pandemia seja superada e todos nós possamos voltar às atividades normais”, afirmou a Governadora.

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) já realizou duas videoconferências com as entidades empresariais Fetronor, Sebrae, FCDL, FAERN, FIERN e Fecomércio e com os superintendentes regionais do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste do Brasil, Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e com a Agência de Fomento do RN (AGN). “Continuaremos realizando duas videoconferências semanais para monitorar a situação e agilizar as medidas. Além da questão da saúde pública, estamos trabalhando para garantir a saúde financeira das empresas e do trabalhador por conta própria. Seguimos recomendação da governadora que todos os esforços para atendermos a população”, afirmou Jaime Calado.

As medidas tomadas são:

BANCO DO NORDESTE

– Prorrogação dos prazos de empréstimos e financiamentos por até seis meses,

– Concessão de empréstimo para capital de giro com até seis meses de carência para início da amortização,

– Ampliação do prazo médio do Crediamigo de cinco para sete meses e antecipação das renovações das operações de microcrédito urano a vencer entre os meses de abril e junho de 2020,

– Para clientes não rurais, elevação do valor das contratações de R$ 50 mil para R$ 100 mil, sem a obrigatoriedade de vinculação de garantias reais,

– Redução do pacote de tarifas para operações de crédito,

– Carência de 60 dias para empréstimos a pessoas físicas,

– Disponibilização do telefone 0800 728 3030 para agendar atendimentos nos casos que não possam ser resolvidos via Internet Banking ou canais digitais.

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

– Pausa de dois meses nos créditos par pessoa física, pessoa jurídica e habitacional,

– Carência de 60 dias para novos empréstimos,

– Saque nas lotéricas até R$ 3 mil,

– Transações até R$ 10 mil pelo APP Caixa,

– Funcionamento exclusivo das salas de autoatendimento para pagamento do INSS, Bolsa Família e cadastramento de senha.

BNDES

– Suspensão da cobrança de empréstimos por seis meses,

– Liberação de R$ 30 bilhões em empréstimos – 19 bilhões para operações diretas e R$ 11 bilhões para operações indiretas -, para empresas nos setores de petróleo e gás, aeroportos, portos, energia, transporte, mobilidade urbana, saúde, indústria e comércio e serviços,

– R$ 5 bilhões em crédito para micro, pequenas e médias empresas com faturamento anual de até R$ 300 milhões,

– Ampliação do limite de crédito por beneficiário de R$ 10 milhões para R$ 70 milhões por ano, com carência de até 24 meses e prazo total para pagamento de 60 meses.

AGN

– Microempreendedores com financiamentos ativos terão pausa por até 90 dias no pagamento das parcelas,

– Ampliação para até três meses de carência para o início do pagamento de novos financiamentos contratados até 30 de abril de 2020,

– Para garantir a prorrogação do pagamento do financiamento, o cliente precisa estar com o pagamento das parcelas em dia e encaminhar email para o endereço boleto@agnrn.com.br com título “Solicitação de Prorrogação de Contrato” informando nome completo, CPF ou CNPJ. Em caso de dúvidas sobre a suspensão temporária dos pagamentos, o microempreendedor poderá entrar em contato por telefone ou WhatsApp nos números 99914-7837 e 99426-0579.

– As linhas de financiamento voltadas para empreendedores formais e informais das áreas do comércio, indústria e serviços, assim como as operações voltadas à cultura, artesanato e agricultura familiar estarão operando normalmente para contratação que poderá ser feita através de WhatsApp ou teleatendimento das 8h às 16h.

– O atendimento presencial na AGN fica restrito a casos excepcionais e para assinatura de contratos, mediante agendamento via teleatendimento 99914-7837 e 99426-0579.

BANCO DO BRASIL

– Renegociação de dívidas para pessoas e empresas, com dispensa da primeira parcela, carência de 90 dias e prazo de dois a 100 meses para o novo contrato.

– Clientes pessoa física que já tenham operações de crédito contratadas podem renovar com carência para pagamento da primeira parcela nas linhas de crédito direto ao consumidor (CDC). O banco aumentou o prazo para até dois meses de pagamentos do saldo devedor do cheque especial.

– Adesão às novas condições pode ser feita pelos canais digitais – não é preciso ir até uma agência. Clientes que precisarem reescalonar ou recuperar, irão contar com renegociações sem a necessidade de pagamento de entrada e repactuação que vai de 2 a 96 meses.

Fonte: Assecom/RN