Governo do Estado e Prefeitura de Natal anunciam retomada da economia

29/06/2020   18h23

A retomada gradual das atividades econômicas em Natal e nos demais municípios do Rio Grande do Norte começa nesta terça-feira, 30 de junho (na capital) e 1º de julho (em todo Estado). Os anúncios foram feitos pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias, e pela governadora do RN, Fátima Bezerra, em ocasiões diferentes, nesta segunda-feira, 29. Veja detalhes da Portaria do governo no link ao final deste texto.

No estado a reabertura deverá seguir os parâmetros do Plano de Retomada Gradual da Economia do RN, elaborado pela FIERN em parceria com as demais federações do setor produtivo – Fecomércio, Fetronor, Faern, Sebrae, AGN e universidades e adotado, posteriormente, pelo governo do estado. O plano traça uma agenda de ações governamentais e empresariais para conciliar as agendas de saúde e de economia.

O Plano de Retomada Gradual da Economia do RN é considerado completo e foi feito a partir da compilação, adaptada à realidade do Rio Grande do Norte, de planos adotados pelos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Distrito Federal (DF) e de municípios como Campina Grande e Campinas.

O documento traz ações urgentes e de médio e longo prazo, como isolamento social, abertura de novos leitos de UTI, controle de barreiras sanitárias nas vias e divisas do estado, criação de um conjunto de protocolos, ações transversais e de mobilização de agentes comunitários de saúde.

Confira a portaria do Governo do Estado, publicada no Diário Oficial:

Jô Lopes – jornalista FIERN

Edição Aldemar Freire – jornalista FIERN