Governo lança Finep InovaCred 4.0 para fomentar a inovação empresarial

25/09/2019   15h56

O governo federal lançou nesta segunda-feira (23/9), em Brasília (DF), o Finep Inovacred 4.0. Elaborada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e os ministérios da Economia (ME) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a ação visa estimular o aumento da produtividade da indústria no Brasil.

Inicialmente, serão disponibilizados R$ 200 milhões na modalidade de crédito. A ideia é apoiar a formulação e implementação de Planos Empresariais Estratégicos de Digitalização que abarquem a utilização, em linhas de produção, de serviços de implantação de tecnologias da Indústria 4.0. Podem ser beneficiadas empresas de pequeno a médio grande porte, com faturamento anual de até R$ 300 milhões.

Além do porte das empresas, serão levadas em consideração a comprovação de capacidade técnica e gerencial na implantação de planos de digitalização e a recomendação de fornecedores de programas e equipamentos. Cada empresa poderá acessar, no máximo, R$ 5 milhões. Os valores estão dentro da dotação da Ação de Fomento à Inovação em Internet das Coisas (Finep IoT), lançada em junho de 2018, com recursos da ordem de R$ 1,5 bilhão.

O desenho proposto traz como diferencial a utilização de empresas integradoras, que concebem e implementam os planos de digitalização nas empresas produtivas. Especializadas na prestação de serviços de customização e desenvolvimento de softwares, automação de processos de produção e gestão da atividade industrial, essas empresas integradoras serão previamente credenciadas pela Finep.

“As operações do Inovacred 4.0 serão apoiadas de forma descentralizada por agentes estaduais credenciados pela Finep, garantindo capilaridade e democracia de acesso a recursos”, o presidente da Finep, general Waldemar Barroso.  “A CNI considera o desenho desse programa muito vigoroso para estimular a produtividade de nossa economia”, disse o diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Eduardo Abijaodi.

Por Agência CNI de Notícias