Grand Prix de Inovação movimenta alunos em busca de soluções para desafios das empresas

27/09/2019   12h48

A edição 2019 do Grand Prix SENAI de Inovação, no Rio Grande do Norte, movimenta aproximadamente trinta alunos dos cursos de formação profissional em busca de soluções para problemas de empresas que atuam no mercado de Mossoró. Esses alunos integram seis “escuderias”, como são denominadas as equipes que participam do Grand Prix, que nesta edição é realizado em parceria com a UnP.

O Grand Prix SENAI de Inovação é “uma corrida na qual as equipes são multidisciplinares e, ao longo da competição, criam, desenvolvem e executam protótipos com soluções inovadoras para desafios reais de empresas industriais.

Diretor regional do SENAI-RN, Emerson Batista destaca que a edição deste ano, no Rio Grande do Norte, é em Mossoró, uma das principais cidades polos do Estado, em mais uma iniciativa da instituição no sentido de expandir suas atividades. Além disso, o programa foi ampliado também ao ser executado em parceria com a UnP.

O Grand Prix reúne professores e alunos da Universidade e do Senai. Cada escuderia tem cinco estudantes e um mentor. A abertura desta edição evento foi na terça-feira e as competições e demais atividades da programação continuam até o fim da tarde desta sexta-feira quando serão anunciados os vencedores.

As empresas participantes do Grand Prix são a Socel, indústria salineira; Purofruit, de polpas de fruta; Vcitech, de tecnologia; BQMIL, indústria química e a Amana, de água mineral. Logo na formação das equipes, essas empresas lançaram seus desafios. Os participantes desenvolvem soluções específica para desafios que devem ser resolvidos em cada uma.

Antes das equipes se reunirem para dar início as atividades, mentores convidados realizaram oficinas com os participantes. A partir daí, cada uma das equipes recebeu desafios de 2 empresas diferentes. No fim do Grand Prix, as duas melhores ideias de resolução dos problemas serão premiadas, e os prêmios podem ir para a mesma equipe.