Heyder Dantas participa da live sobre “Desenvolvimento Territorial e Inovação” do Banco do Nordeste

17/09/2020   13h01

O diretor primeiro tesoureiro da FIERN, Heyder Dantas, participou nesta quinta-feira (17) da live, promovida pelo Banco do Nordeste, sobre “Desenvolvimento Territorial e Inovação”, que teve como objetivo a apresentação de soluções inovadoras aplicadas a cadeias produtivas que integram o Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), o Plano de Ação para o Nordeste (AgroNordeste) e as Rotas de Integração Nacional. A programação foi transmitida por meio do canal Banco do Nordeste Oficial, no YouTube, e ficou disponível na plataforma para acesso dos interessados.

 

“É sempre uma oportunidade relevante e proveitosa acompanharmos as discussões sobre programas como esses de uma instituição de fomento, que tem ações voltadas à nossa região e, ainda mais no caso destes projetos, que tratam de planejamentos focados no estímulo a empreendimentos inovadores e apoios a startups”, disse Heyder Dantas, após participar da live.

Ao convidar os parceiros institucionais, o Banco do Nordeste tem a intenção de fomentar o acompanhamento destas atividades por parte de interlocutores das entidades representativas dos setores públicos e privados. Assim, esses representantes podem acompanhar o andamento da execução das prioridades adotadas, pelo instituição de fomento, nos nove estados da região, no norte de Minas Gerais e o norte do Espírito Santo.

 

Os palestrantes detalharam temas como o Desenvolvimento Territorial e Inovação, a apresentação do Hub de Inovação Banco do Nordeste e do portfólio de startups integradas aos seus espaços de coworking. O debate será conduzido em torno da importância de nova ideias, tecnologias e integração dos ecossistemas regionais e territoriais.

 

 

 

“Estamos em um momento de discussão para a pós-pandemia e, com muitas tecnologias e inovações que foram utilizadas no período, as soluções são apresentadas para a diferentes situações. Poderemos impulsionar ainda mais ações como essas”, afirmou o gerente da Célula de Desenvolvimento Territorial do BNB, Paulo Dídimo Vieira. Também estiveram entre os palestrantes a gerente do Hub de Inovação do Banco do Nordeste, Lina Salles, e representantes de startups, entre as quais a Culte, de São Luís (MA), SDW e Canteiro, ambas de Fortaleza (CE), Sisagri, de Guaraciaba do Norte (CE), GPC, de Recife (PE), e Wavemob, de Salvador (BA).

 

O programa Prodeter do Banco do Nordeste contribui para a organização, o fortalecimento e a elevação da competitividade de atividades agropecuárias características de região, enquanto o AgroNordeste impulsiona o desenvolvimento sustentável no meio rural. Já o Rotas de Integração se constitui em redes de arranjos produtivos locais, associadas a cadeias produtivas estratégicas, capazes de promover o desenvolvimento sustentável.

 

Lançado em 2016, o Prodeter trabalha a partir dos eixos da sustentabilidade social, econômica e ambiental. A sustentabilidade social é garantida pelo incentivo ao associativismo e pelas ações coletivas coordenadas pelos comitês locais. A dimensão econômica é fortalecida pelos incentivos à capacitação dos produtores, que resulta na incorporação de inovações e aumento da capacidade produtiva. Já a sustentabilidade ambiental é fortalecida pela agregação do conhecimento técnico e científico e conhecimento prático dos produtores.