Heyder Dantas representa a FIERN no Prêmio Band Cidades Excelentes

22/10/2021   09h30

O diretor primeiro secretário da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Heyder Dantas, participou na noite desta quinta (21) do Prêmio Band Cidades Excelentes, evento de premiação das melhores práticas de gestão municipais realizado a partir de uma parceria do Grupo Bandeirantes – representado no RN pela emissora de televisão Band Natal – o Instituto Áquila e a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn).

O evento foi realizado no auditório Albano Franco, na Casa da Indústria, e premiou 54 municípios potiguares que tiveram projetos de destaque, avaliados a partir de 5 pilares: eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e mobilidade urbana e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública.

Para o diretor Heyder Dantas, reconhecer as iniciativas dos municípios do RN é uma forma de incentivar as gestões públicas a investirem em projetos de referência, que beneficiem a população. “Congratulo-me com a Band Natal por essa iniciativa e desejo aos prefeitos premiados que sigam investindo em projetos para uma gestão de excelência, com o foco no bem-estar da população e no desenvolvimento econômico dos municípios”, destacou.

O prêmio tem como premissas reconhecer iniciativas pioneiras de gestão pública municipal; incentivar a implementação de projetos de melhoria na esfera pública; disseminar soluções de gestão que sirvam de referência para outros municípios e valorizar servidores públicos que atuam de forma proativa em benefício da população.

Diretor geral da BAND Natal, o executivo Carlos Bastos agradeceu a parceria com a Federação das Indústrias do RN e destacou a satisfação em homenagear os gestores locais “o país é a soma dos 5570 municípios e esse reconhecimento é fundamental”, disse.

Também presente ao evento, a governadora Fátima Bezerra parabenizou os prefeitos pelas boas práticas de governança e gestão.

A avaliação do Prêmio Band Cidades Excelentes foi feita a partir de uma ferramenta desenvolvida pelo Instituto Aquila, o IGMA. A plataforma é estruturada em Inteligência Artificial e, a partir de um algoritmo, consolida resultados de 41 indicadores ligados a dados públicos do Governo Federal gerando uma única nota final.

Em cada pilar, os municípios são separados em três categorias de avaliação, de acordo com o tamanho da população local: até 30 mil habitantes, entre 30mil e 100 mil habitantes e mais de 100 mil habitantes. Para o evento de premiação, foram convidadas as três melhores cidades do estado em cada pilar e categoria populacional.

Além do evento local, os municípios potiguares também irão concorrer nacionalmente. Numa solenidade em Brasília, com os representantes de todos os estados do país para premiação das três melhores cidades do Brasil em cada pilar, considerando a categoria populacional filtradas na etapa estadual.

Fotos: Elias Medeiros