Homenagem da AL-RN aos 65 anos da FIERN é marcada pela defesa da indústria e empreendedorismo

3/12/2018   15h12

A sessão da Assembleia Legislativa em homenagem aos 65 anos da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte foi marcada pela defensa do papel do setor industrial para o desenvolvimento do Estado e da contribuição da instituição ao empreendedorismo no Rio Grande do Norte.

“Estamos a serviço do fortalecimento do empreendedorismo, de sua ampliação, competitividade e sustentabilidade. Em relação ao Sistema FIERN, indo à indústria onde ela estiver. Indústria que gera empregos e revigora a economia”, afirmou o presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, em pronunciamento no plenário da Assembleia, durante a sessão solene, nesta segunda-feira, 03 de dezembro.

Atualmente são 7.945 empresas industriais que geram, pelo menos, 95.265 empregos diretos. “É um contingente significativo que, a bem do Rio Grande do Norte, pode ser ampliado”, destacou. “Precisamos, contudo, do empenho e da unidade das forças políticas, sociais e econômicas para que, cada vez mais, o ambiente de negócios no Rio Grande do Norte seja atrativo, seguro e próspero para os empreendedores”, acrescentou Amaro Sales.

Para o deputado estadual Kelps Lima (SD), que teve a iniciativa de propor a sessão solene, o incentivo ao crescimento com geração e emprego só será possível com a interlocução do Poder Público com instituições representativas dos setores produtivos como a Federação das Indústrias.

“É imperiosa a necessidade de incentivar o empreendedorismo e não tem como falar disso sem citar a FIERN. A instituição representa o que existe de mais organizado para retomar o crescimento da nossa economia e não vejo como o RN pode se desenvolver com um projeto sem que a Federação das Indústrias esteja envolvida”, afirmou Kelps Lima.

“Que essa solenidade seja um marco para estreitar cada vez mais os laços entre as instituições”, acrescentou o deputado do Partido Solidariedade. Os deputados Hermano Morais (MDB) e Ricardo Motta (PSB) também destacaram a atuação do Sistema FIERN na defesa da indústria potiguar e em áreas como a formação profissional e promoção da saúde dos industriários.

Durante a sessão solene — que teve a participação do vice-presidente da FIERN, Pedro Terceiro de Melo, e dos demais diretores, gestores e presidentes dos sindicatos das empresas industriais —, Amaro Sales reafirmou a necessidade do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial (Proadi) para o fortalecimento da indústria do Rio Grande do Norte. “A relevância do Proadi e a importância da convalidação de seus efeitos é objeto de proposição em análise nesta Augusta Casa. Hoje, em função da competitividade, de fato, não é mais um diferencial a favor das empresas potiguares industriais, mas um imprescindível apoio à manutenção das atividades de produção”, disse. “Qualquer retrocesso, por menor que possa eventualmente representar, será um grave prejuízo à competitividade das empresas sediadas do Rio Grande do Norte”, alertou Amaro Sales, que também é presidente do Conselho da Micro e Pequena Empresa (COMPEM) e primeiro secretário da CNI.

Amaro Sales ainda apresentou informações sobre a atuação da FEIRN no Estado. “Hoje, como Sistema FIERN, quatro grandes instituições se somam a favor do desenvolvimento industrial potiguar: a própria Federação e ainda SESI, SENAI e IEL. Somos parte do Sistema Indústria Nacional liderado pela CNI – Confederação Nacional da Indústria”, comentou.

Ele lembrou o histórico da Federação, que foi fundada em 27 de fevereiro de 1953 e reconhecida por carta sindical em 14 de dezembro do mesmo ano. Fez referência à atuação dos ex-presidentes da Federação, desde Joaquim Victor de Hollanda, aos que o seguiram: João de Vasconcelos, Severino Uchôa Correia, Clóvis Motta, João Frederico A. Galvão, Augusto Alves da Rocha, Raimundo Chaves, Osório Bezerra Dantas, Euvaldo de Lima Maia, José Nilson de Sá, Expedito Amorim, Fernando Bezerra, Abelírio Rocha e Flávio Azevedo.

“Em toda a sua trajetória, ressaltamos a participação de homens e mulheres, conhecidos e anônimos, que tornaram a FIERN uma instituição presente e importante na vida do Rio Grande do Norte, especialmente, os Presidentes que dirigiram a entidade ao longo de sua história”, ressaltou. “Lembro, sempre que posso, que o Sistema “S” é um aliado do desenvolvimento nacional. Criado pela atuação de empresários há décadas o Sistema é composto por instituições privadas, reconhecidas pela qualidade de seus produtos, serviços e pela credibilidade da atuação em todo o território nacional”, disse.