ICEI/FIERN: Índice recua, mas se mantém acima da linha divisória dos 50 pontos

19/01/2021   14h28

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de janeiro de 2021 ficou em 57,2 pontos, o que representa queda de 3,7 pontos na comparação com dezembro de 2020 (60,9 pontos) e de 4,5 pontos em relação ao indicador de janeiro de 2020 (61,7 pontos). Entretanto, o nível atual do ICEI potiguar é 3,0 pontos superior à sua média histórica (hoje em 54,2 pontos). Apesar do recuo, o índice se mantém acima da linha divisória dos 50 pontos, indicando que os empresários da indústria potiguar seguem confiantes, ainda que em menor intensidade do que no levantamento anterior. A continuidade da avaliação otimista é relevante para impulsionar o aumento da produção, a geração de empregos e, especialmente, alavancar o investimento, fundamental para a retomada do crescimento econômico.

Os empresários potiguares ainda percebem melhora dos negócios, embora mais moderada que no mês passado. As expectativas para os próximos seis meses, por sua vez, continuam positivas, embora menos otimistas. A pesquisa mostra também que os empresários dos dois segmentos industriais acompanhados se mostram menos confiantes do que no levantamento de dezembro de 2020. No que tange aos portes de empresa avaliados, verifica-se que as médias e grandes indústrias demonstram menor confiança, enquanto as pequenas apontam falta de confiança.

Comparando-se o ICEI do Rio Grande do Norte com o divulgado dia 13/01 pela CNI para o Brasil, tem-se, nos dois casos, recuo no nível de confiança, refletindo o cenário de incerteza e o fim das medidas emergenciais de apoio às empresas e às famílias. O indicador nacional, no entanto, registrou menor queda na comparação com o mês anterior (variação de -2,2 pontos), passando de 63,1 para 60,9 pontos, situando-se acima do indicador potiguar (57,2 pontos). Com esse resultado, o ICEI do conjunto do país, encontra-se 7,2 pontos acima de sua média histórica (agora em 53,7 pontos) e 4,4 pontos abaixo do índice de janeiro de 2020 (65,3 pontos). Quanto ao ICEI do Nordeste, o indicador alcançou 58,7 pontos, 3,3 pontos abaixo do valor registrado em dezembro (62,0 pontos) e 5,9 pontos aquém do índice de janeiro de 2020 (64,6 pontos).

Análise dos Resultados

Em janeiro de 2021, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) potiguar, elaborado com base na Sondagem realizada entre os dias 4 e 15 do mês, caiu 3,7 pontos, passando de 60,9 para 57,2 pontos, mas permanece acima de 50 pontos, revelando que os empresários potiguares permanecem confiantes, ainda que menos do que no levantamento anterior (valores acima de 50 pontos indicam confiança). Na comparação com janeiro de 2020, o ICEI recuou 4,5 pontos (61,7 pontos).

A queda do ICEI em janeiro de 2021 é explicada pelos seus dois componentes. O índice de Condições Atuais, que avalia a situação corrente dos negócios, recuou 4,6 pontos, passando de 57,4 para 52,8 pontos, porém continua acima da linha divisória de 50 pontos, indicando que ainda há uma percepção de melhora dos negócios, ainda que menor do que no mês passado. O índice de Expectativas caiu 3,2 pontos, passando 62,6 para 59,4 pontos, mas permanece acima da linha divisória dos 50 pontos, revelando perspectivas positivas para os próximos seis meses. Na comparação com janeiro de 2020, o índice de Condições Atuais declinou 3,2 pontos, enquanto o índice de expectativas decresceu 5,1 pontos (56,0 e 64,5 pontos, respectivamente).

Acesse os dados e a análise na íntegra do ICEI de janeiro no link abaixo: