IEL e MPRN destacam importância do estágio de pós-graduação como prática para inserção no mercado de trabalho

8/04/2020   14h26

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RN) e o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) chamam atenção de estudantes e empresas para a importância do estágio na pós-graduação, que funciona da mesma forma que na graduação, e pode ser uma ferramenta importante para inserção no mercado de trabalho.

“São no máximo 6 horas diárias, o estagiário tem direito ao recesso de 30 dias após um ano de trabalho e o limite máximo para exercer atividades em caráter de estágio em uma empresa é de 2 anos. Para que o estágio se inicie, basta a aprovação da instituição de ensino”, explica o superintendente do IEL-RN, Juan Saavedra.

Para o Chefe do Setor de Estágios do MPRN, Alexandre Lima (foto acima), o estágio de pós-graduação destaca-se como etapa fundamental na formação profissional dos alunos de nível superior, matriculados em cursos de especialização, mestrado, doutorado ou pós-doutorado.

“O estágio de pós-graduação proporciona ao estudante a possibilidade de se aprimorar para o mercado de trabalho, pois é através do estágio que o educando tem as primeiras experiências de vida no trabalho e o desenvolvimento de atividades que o levarão a tão sonhada carreira profissional”, afirma Alexandre.

O MPRN conta com 100 estagiários de pós-graduação nas áreas de Direito, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Contabilidade, Engenharia Civil e Informática. “Essa modalidade de estágio de pós-graduação coopera para a efetiva inter-relação da teoria com a prática e contribui por meio da sua função social, no desenvolvimento do estudante para a vida cidadã e para o trabalho”, enfatizou o Chefe do Setor de Estágios do MPRN.

O superintendente do IEL (foto) explicou que de acordo com a Lei de Estágio, as instituições de ensino superior precisam ter em seu Projeto Político do Curso (PPC), bem claro, a possibilidade de estágio não obrigatório.

“Se o curso não tem isso no seu PPC o aluno não pode estagiar. Por isso o IEL faz um trabalho bem rigoroso com as instituições, solicitando o PPC, onde analisa tudo para poder liberar que seus alunos façam estágios de pós. Isso também serve para graduação e nível técnico”, acrescentou.

Thaylson Rodrigues (foto), estagiário do MPRN da Pós- graduação em Direito Penal e Processual falou sobre sua experiência. “Dois dos maiores sentimentos que se apresentam ao recém-formado após o fim da faculdade é a incerteza do que virá, e a insegurança com o mercado de trabalho”.

O estagiário acredita que, cada vez mais competitivo, o mercado exige de nós competências transversais que desafiam à qualificação constante. “Esse foi meu principal objetivo quando procurei o estágio de pós-graduação e, no trajeto, descobri que ainda tinha muito a aprender”.

Ele contou ainda, que ao ingressar no estágio de pós-graduação oferecido pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte em parceria com o IEL se depara diariamente com desafios e realizações.

“Seja por meio das oportunidades de qualificação que a instituição me oferece, como o curso de Formação de Facilitadores de Círculos de Justiça Restaurativa, que concluí recentemente, seja pela chance de ter pessoas que me ensinam diariamente um pouco a mais sobre a área que atuo que é o Direito. Sem dúvidas, o Estágio de Pós-Graduação é uma oportunidade para o aluno que busca qualificar-se ainda mais, focando na prática, não só na teoria, as competências que o mercado de trabalho exige do novo profissional”, concluiu.

Lei de Estágio

O estágio na pós-graduação, segundo a Lei 11.788/2008 define que alunos de ensino superior poderão fazer estágio e que, segundo a Cartilha do Estagiário (uma cartilha que esclarece as especificações da lei) os alunos do ensino superior são, dentre outros:

“III – de pós-graduação, compreendendo programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros, abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino”.

De acordo com Juan o estágio de pós-graduação, proporciona uma imersão no ambiente de trabalho de uma área, no qual serão desenvolvidas competências específicas, e claro, sem esquecer a supervisão. Sempre buscando unir a teoria com a prática. “Nós fazemos a seleção dos estagiários do MPRN. Além de todo o outro papel do IEL como agente de integração”, disse.

Para ele o diferencial é que ao fazer uma pós (na sua maioria, especifica uma área de atuação profissional), concomitantemente com um programa de estágio, o estudante aprimora aquela área que decidiu se aprofundar.

“Aliado à prática, além de proporcionar experiência, tem o networking construído que é muito importante para a vida profissional. O estagiário têm mais chances de ser efetivado no mercado de trabalho, por já ter uma boa qualificação”, enfatiza Juan, lembrando que a questão da remuneração ajuda no pagamento dos custos da pós e muitas vezes na manutenção da vida do estagiário.

Mais informações sobre o Programa de Estágio do IEL-RN podem ser adquiridas no site: www.rn.iel.org.br

Por Jô Lopes – jornalista – Unicom/Sistema FIERN