IEL realiza curso de auditor interno para indústria salineira em Mossoró

6/05/2022   12h22

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RN) em parceria com a SOCEL Indústria Salineira realiza a partir desta sexta-feira (6), em Mossoró/RN, o curso de formação de Auditor Interno da ISO 9001:2015, destinado aos colaboradores da indústria. Ao todo são 26 participantes, com quatro encontros presenciais, nos dias 06, 13, 20 e 27 deste mês. O curso está sendo ministrado pelo palestrante Alexandre César Ferreira de Lima, leader Assessor em ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001.

A abertura do curso foi feita pelo agente de Mercado do IEL Mossoró, Lucas Paiva, que explicou que o objetivo do curso é habilitar os colaboradores da empresa a atuarem como auditores internos do selo ISO de Qualidade – ISO 9001:2015. “Com esta habilitação os profissionais ficam aptos a realizarem auditorias internas e contribuir construtivamente para manutenção e melhoria contínua dos processos na indústria”.

Paiva destaca que a parceria se deu por meio da articulação da área de mercado do IEL junto ao setor de Recursos Humanos da SOCEL. “Estamos em tratativas para o fechamento de outras parcerias e intervenções na área de Educação Executiva e Empresarial com outras indústrias”, acrescenta.

Ele lembra que a atividade salineira é uma das mais importantes da economia potiguar.

De acordo com dados da SOCEL, atualmente, a produção de sal no RN representa 94,01% da produção nacional. Deste total, Mossoró, Areia Branca e Grossos concentram 55,68% dessa produção e Macau, Porto do Mangue, Galinhos e Guamaré concentram 44,32%. Diariamente, no polo salineiro potiguar, mais de 300 carretas transportam o sal para outros Estados. A maior parte do escoamento é feita através do Porto Ilha de Areia Branca. O setor salineiro do Estado gera aproximadamente 15 mil empregos diretos e 65 mil indiretos, sendo uma importante fonte de renda para diversas famílias.

Sobre o palestrante
Alexandre César Ferreira de Lima, leader Assessor em ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001. Ele é consultor organizacional de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança Ocupacional e Regulamentos do INMETRO, responsável pela implantação de Sistemas de Qualidade em mais de 70 empresas do Rio Grande do Norte e Ceará. Graduado em Processos Gerenciais (UnP) e em Engenharia de Produção (UnP), com pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho (Universidade Cândido Mendes), Alexandre César Ferreira de Lima é diretor da TOP Treinamentos e Serviços; diretor da E-Gráfica Digital; gerente Técnico da Methros Instrumentação; e técnico em Mecânica Industrial, Sistemas de Informações e Instrumentação Industrial (IFRN).

Sobre a empresa
A Sociedade Oeste Ltda foi fundada em 1963 na cidade de Mossoró/RN, no ano seguinte iniciou suas atividades em todo o Nordeste. Em 1968 a SOCEL foi pioneira no Brasil na produção de sal em bloco prensado para gado, e por volta de 1975 no sal peneirado para churrasco em embalagens de 1kg. A matriz da empresa fica localizada na cidade de Mossoró-RN, com filiais em Grossos e em Porto do Mangue. A SOCEL é a segunda maior do Estado e principal centro comercial de toda região. Possui atividades de extração, tratamento e comercialização de sal marinho.