IEL realiza em Mossoró o curso “Capacitação Empresarial em eSocial e EFD/FEINF”

27/08/2018   11h53

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL–RN) realizou neste sábado (25), em Mossoró, o curso “Capacitação Empresarial em eSocial e EFD/FEINF”, ministrado pela contadora e membro da comissão de compliance da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN), Lieda Amaral.

Participaram do curso empresas, como: PROGEL, SF Empreendimentos, CIMSAL, PARTEX, Sabão Guarani, Tempero Regina, Braserv, Contrel, WSC Emprendimentos, PERCOL, VIPETRO, SKANSKA, San Saúde, A.C Contabilidade, entre outras.

De acordo com Lieda Amaral, o eSocial veio para unificar a prestação da informação referente à escrituração. “Unifica tudo sobre obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas”, explicou a consultora, que fez questão de enfatizar no curso, que o novo sistema muda o processo de trabalho e a dinâmica de produção da informação.

Criado em 2013, o eSocial é um sistema de dados que unifica a prestação, por parte do empregador, de informações relativas aos empregados. Dados como o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), a Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia e de Informações à Previdência Social (GFIP) e informações pedidas pela Receita Federal são enviados em um único ambiente ao governo federal.