IEL-RN debate com secretarias de estado estratégias para reinserção de apenados no mercado de trabalho

9/05/2023   14h44

 

O superintendente do Instituto Euvaldo Lodi no Rio Grande do Norte (IEL-RN), Juan Saavedra, se reuniu com representantes das secretarias de Administração (SEAD) e de Administração Penitenciária (SEAP) do estado para debater estratégias para viabilizar a reinserção de apenados e egressos do sistema penitenciário no mercado de trabalho. A reunião aconteceu na manhã desta terça-feira (9), na Casa da Indústria.

 

Desde abril de 2022, o Sistema FIERN, por meio do IEL-RN, e o Governo do Estado, através da SEAP, possuem um acordo de cooperação técnica para a reinserção de apenados do regime fechado, aberto e semiaberto no mercado de trabalho. O convênio visa promover a sensibilização e conscientização da sociedade para a importância do trabalho como ferramenta de reintegração social, além de estimular a oferta de vagas de trabalho para pessoas provenientes do sistema penitenciário do RN.

 

 

“Por meio disso, os empresários podem contribuir com a segurança pública do nosso estado, além de terem a possibilidade de reduzir encargos trabalhistas de acordo com o público que absorvam”, afirmou Juan.

 

Durante o encontro, o superintendente do IEL-RN ainda citou o Observatório MAIS RN, núcleo de pensamento e planejamento estratégico contínuos da FIERN, e destacou a disponibilização de dados que podem embasar projetos e políticas públicas das secretarias. “O MAIS RN pode dar importantes contribuições tanto para a SEAD quanto para a SEAP, na elaboração desses projetos”, aponta.

 

Já Ilana von Sohsten, coordenadora de gestão de pessoas da SEAD e da Rede Estadual de Gestão de Pessoas (Regesp), explicou que a Regesp reúne todos os gestores de RH da Administração Estadual para elaboração e implementação da Política de Gestão de Pessoas. “Fazemos diversas parcerias com esses órgãos para a implementação de políticas públicas, como é o caso da parceria com a SEAP para reinserção de apenados no mercado de trabalho”, destaca.

 

Também participaram da reunião, o diretor da Penitenciária de Alcaçuz, João Paulo de Souza, o servidor da SEAP Hugo Cunha, e os estagiários de Gestão de Políticas Públicas da SEAD Pedro Terto e Renato Noronha.