Índice de Confiança do Empresário Industrial caiu 6,3 pontos entre fevereiro e março

16/03/2021   14h10

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) caiu 6,3 pontos entre fevereiro e março de 2021, passando de 57,9 para 51,6 pontos, apontando que os empresários potiguares continuam confiantes, embora em menor intensidade. Registre-se que esta é a terceira maior queda mensal da série histórica iniciada em 2010, inferior à verificada em abril de 2020, devido à pandemia, e igual a observada em junho de 2018, consequência da paralisação dos caminhoneiros ocorrida em maio daquele ano. Na comparação com março de 2020, o ICEI recuou 7,0 pontos (58,6 pontos), e ficou 2,6 pontos abaixo de sua média histórica (hoje em 54,2 pontos). Os executivos norte-rio-grandenses voltaram a perceber piora nas condições correntes dos negócios, após seis meses apontando melhora. As expectativas para os
próximos seis meses, por sua vez, seguem positivas, mas menos otimistas.

A pesquisa mostra também que os empresários das Indústrias Extrativas e de Transformação apontaram menor confiança do que no levantamento anterior. Já os da Construção voltaram a registrar falta de confiança, depois de sete meses revelando confiança. No que tange aos portes de empresa pesquisados, verifica-se que as médias e grandes indústrias se mantem confiantes, ainda que menos do que em fevereiro; enquanto as pequenas demonstraram falta de confiança. Com o repique de contágio da pandemia desde o início do ano, e novas restrições de distanciamento social recentemente adotadas em todo o país, o ICEI do estado foi sustentado pelas indústrias de médio e grande porte do setor Extrativo e de Transformação, ainda que o otimismo destas se encontre em declínio.

Comparando-se o ICEI do Rio Grande do Norte com o divulgado dia 10/03 pela CNI para o Brasil, tem-se, nos dois casos, empresários menos confiantes. O indicador nacional, no entanto, registrou menor queda na comparação mensal (variação de -5,1 pontos), passando
de 59,5 para 54,4 pontos, situando-se acima do indicador potiguar (51,6 pontos). Com esse resultado, o ICEI do conjunto do país, encontra-se 0,6 ponto acima de sua média histórica (agora em 53,8 pontos) e 5,9 pontos abaixo do índice de março de 2020 (60,3 pontos). Quanto ao ICEI do Nordeste, o indicador atingiu 52,7 pontos, 7,7 pontos inferior ao valor registrado em fevereiro (60,4 pontos) e 6,9 pontos aquém do índice de março de 2020 (59,6 pontos).

Análise dos Resultados

Em março de 2021, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) potiguar, elaborado com base na Sondagem realizada entre os dias 1º e 10 do mês, caiu 6,3 pontos, passando de 57,9 para 51,6 pontos, mas continua acima de 50 pontos, revelando que os empresários
potiguares permanecem confiantes, embora em menor intensidade do que no levantamento anterior (valores acima de 50 pontos indicam confiança). Na comparação com março de 2020, o ICEI recuou 7,0 pontos (58,6 pontos).

A queda do ICEI em março deve-se tanto a avaliação negativa das condições atuais como às expectativas menos otimistas. O índice de Condições Atuais, que avalia a situação corrente dos negócios, recuou 6,0 pontos, passando de 50,8 para 44,8 pontos, indicando percepção de piora dos negócios, em relação aos últimos seis meses. Da mesma forma, o índice de Expectativas caiu 6,4 pontos na passagem de fevereiro para março, passando de 61,4 para 55,0 pontos, mas permanece acima da linha divisória dos 50 pontos, revelando, portanto, perspectivas otimistas para os próximos seis meses. Na comparação com março de 2020, o índice de Condições Atuais declinou 6,8 pontos, enquanto o índice de Expectativas decresceu 7,1 pontos (51,6 e 62,1 pontos, respectivamente).

A perda de confiança, em março, ocorreu de forma mais expressiva entre as pequenas empresas, cujo indicador caiu 11,0 pontos, passando de 52,9 para 41,9 pontos, indicando falta de confiança. Já o ICEI das médias e grandes empresas, recuou 4,7 pontos, passando de 59,6 para 54,9 pontos, mas permanece acima de 50 pontos, revelando confiança, ainda que menor do que em fevereiro (valores acima de 50 pontos indicam confiança). Na comparação com março de 2020, o índice das pequenas apontou retração de 10,1 pontos, enquanto o das médias e grandes declinou 6,0 pontos (52,0 e 60,9 pontos, respectivamente).

A íntegra das informações e da análise do ICEI estão disponíveis no link:

Para maiores informações sobre o ICEI nacional e das regiões, favor acessar o link: