Indústria BQMIL e Ecossistema de Inovação de Natal são finalistas do Prêmio Nacional de Inovação

17/02/2022   16h29

 

A Brasil Química de Mineração Industrial (BQMIL) e o Ecossistema de Inovação da Grande Natal — uma ação da FIERN, por meio do COINCITEC / NAGI e parceiros — são finalistas do Prêmio Nacional de Inovação – a maior premiação para iniciativas inovadoras do país, promovida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). E concorrem nas modalidades de Média Empresa (BQMIL) e de Ecossistema Local de Inovação – ELI.

 

Os vencedores serão anunciados oficialmente na cerimônia de entrega que acontecerá no dia 8 de março, às 19h, com transmissão ao vivo pelo Youtube, no canal da CNI.

 

A BQMIL e o Ecossistema de Inovação da Grande Natal se classificaram entre milhares de empresas, instituições e iniciativas que se inscreveram em todo país. Nesta edição, foram 2.172 inscrições, das quais 978 foram consideradas válidas e avaliadas.

 

A Premiação é dividida nas categorias de Inovação em Produto, Inovação em Processo, Inovação em Sustentabilidade, Gestão da Inovação (opcional) e Destaque em Saúde e Segurança no Trabalho. A categoria Ecossistemas de Inovação reconhece até três ecossistemas com níveis de maturidade: em estágio inicial, em desenvolvimento e em estágio consolidado.

 

Marcelo Rosado, CEO da BQMIL

 

“Estávamos ansiosos pelo anúncio dos vencedores, a exemplo da edição 2018-2019, porque esse reconhecimento é muito relevante para os nossos projetos de sustentabilidade”, afirma o industrial Marcelo Rosado, CEO da BQMIL.

 

Ele afirma que o selo entregue na Premiação assegura também um respaldo importante para a empresa no relacionamento e na prospecção de parceiros para pesquisas, novos projetos de inovação e fornecedores de material que é utilizado na reciclagem e na substituição de matéria-prima.

 

A indústria de argamassa BQMIL é conhecida por implantar inovação em seus produtos e processos com uma trajetória nessa área, desde 2009. E conta com diversos serviços e consultorias do Sistema FIERN. A empresa foi uma das três finalistas na edição 2019 do Prêmio Nacional de Inovação. “Já ganhamos em alguns editais pelo Sistema CNI, já fomos parceiros em outros, já recebemos subsídios para fazer parcerias com universidades, desenvolver algumas pesquisas. E ao longo desse tempo elaboramos várias pesquisas”, explicou.

 

Ecossistema de Inovação

O Ecossistema de Inovação da Grande Natal articulado entre entidades empresariais, órgãos públicos e instituições acadêmicas, com o objetivo de estimular iniciativas inovadoras, também foi selecionado no Prêmio Nacional de Inovação, na categoria Ecossistema de Inovação, inserida na edição 2021/2022 do prêmio. A nova modalidade premia ações e iniciativas em redes de relacionamento que evidenciem o fortalecimento do ELI.

 

Segundo a gestora do NAGI, Susie Macedo, o reconhecimento do PNI vem fortalecer a importância de ações integradas e compartilhadas, visando melhorias e avanços sob a perspectiva de elevar a participação mercadológica do segmento produtivo no estado, bem como, potencializar ações de PDI  (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) para as empresas industriais no RN. “Cabe destacar que as iniciativas submetidas, foram avaliadas por especialistas em ambientes de inovação no âmbito nacional”, ressalta.

 

Susie Macedo, gestora do NAGI/FIERN

 

Foram submetidos práticas em estruturação, que contam com um volume inicial de potenciais empreendedores, na busca por efetividade e integração dos seus ambientes de inovação, via programas e ações articulados de modo colaborativo com relevância e importância no contexto do ecossistema para a economia na grande Natal/RN, apoiados  pelo NAGI (Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação do RN), instituído em 2011, pelo Comitê de Lideranças Empresariais pela Inovação e o pelo Comitê de Inovação, Ciência e Tecnologia – COINCITEC.

 

O time é formado pela FIERN, SEBRAE, UFRN/IMD, Sempla/Comcit, Sedec e a empresa Água Mineral Cristalina, envolvendo seus parceiros IEL-RN, SENAI-RN, SESI-RN, ISI-ER, IFRN, Fapern, Apec, Seahub Coworking, Repin e BQMIL, que apresentou atividades, ações e resultados obtidos.

 

Prêmio

O Prêmio Nacional de Inovação tem edições a cada dois anos. Trata-se de uma iniciativa uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), com patrocínio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

 

A metodologia de avaliação do Prêmio segue um padrão internacional e foi atualizada conforme as novas diretrizes da quarta edição do Manual de Oslo.

 

Confira aqui os finalistas do Prêmio nacional de Inovação 2021/2022 lista_dos_finalistas_-_site