Indústria brasileira está de olho no mercado de alimentos orgânicos

19/10/2022   12h09
A Qualitá Brasil foi criada em 2018, mas os produtores cultivam erva mate há mais de 40 anos

 

Do time de mais de 100 indústrias brasileiras, lideradas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) na maior feira de alimento do mundo, SIAL Paris 2022, 20% delas levaram na bagagem produtos orgânicos ou sustentáveis para exibição e rodadas de negócios. É a maior participação de empresas deste gênero desde que a SIAL começou em 1964.

 

Impulsionada pela pandemia, a busca por produtos que contribuem com a saúde é uma tendência cada vez mais forte, favorecendo e impulsionando as vendas de produtos orgânicos. E os empresários brasileiros já perceberam e estão investindo cada vez mais.

 

Segundo a pesquisa da Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis) sobre o consumo de orgânicos entre 2019 e 2021, a porcentagem de brasileiros que consumiam esse tipo de alimentos aumento 63%. Na comparação com 2017, o crescimento é ainda maior, de 107%.

 

Um dos produtos brasileiros que marcou presença na SIAL este ano e tem conquistado espaço no mercado europeu é a Erva Mate. A Agroindústria Qualitá Brasil, do Paraná, participou da feira pela segunda vez e aproveitou a oportunidade para apresentar os produtos para novos compradores, além de rever os antigos clientes e contar as novidades da empresa.

 

 

“Dá para ver que estão todos muito animados com a volta da feira presencial. É muito importante termos esse contato olho no olho e conversarmos com os clientes que já temos e com os clientes que estamos buscando. Além disso, podemos ver como nosso produto está crescendo, a demanda está aumentando e caindo cada vez mais no gosto do europeu”, explica o gerente de exportação da Qualitá, César Augusto Conte, que está na França.

 

Outro ponto positivo das feiras que César destaca é a atualização das tendências. Para o especialista em comércio exterior, estar no mercado em que deseja ingressar é fundamental para prospectar a cultura, a procura e as novidades da região, para que o produtor se adeque.

 


“A gente vai adaptando a nossa erva mate para atender demandas de outras culturas, que vai muito além do chimarrão. Por exemplo, além da erva em si, trabalhamos com indústrias de chá e indústrias de bebidas energéticas, que buscam uma base com ingredientes mais saudável como plantas que tem cafeína natural”, exemplifica Conte.

 

César é o gerente de exportações da Qualitá Brasil e está representando a empresa na SIAL Paris 2022

 

A empresa foi criada em 2018, mas a família paranaense cultiva a erva mate há mais de 40 anos. Nesse período, foram conquistados certificados nacionais e internacionais como o USDA Organic, concedido às indústrias que cumprem as regras e regulamentos da produção, manuseio, rotulagem e fiscalização, garantindo uma qualidade de padrão internacional do produto; e o Fair For Live, que garante preços de compra justos, proteção aos produtos em casos de crise, condições de trabalho seguras, autonomia, entre outros.

 

Hoje em dia, os produtos são exportados para mais de 10 países da Europa e da América do Norte.

 

Para os próximos meses, com base nos conhecimentos que adquiriu na SIAL Paris 2022, a Qualitá prevê a conclusão de negociações que já estão em curso e abertura de portas em novos mercados internacionais. Também estão finalizando as etapas para adquirir o certificado internacional Rainforest Alliance, que atesta que o produto ou ingrediente foi produzido utilizando métodos que apoiam os três pilares da sustentabilidade: social, econômico e ambiental.

 

Ah, e no calendário de 2023 da empresa já constam novas viagens comerciais. “Em fevereiro, vamos participar da BioFach, que é a maior feira mundial de alimentos orgânicos e agricultura na Alemanha”, finaliza César.

 

Missão comercial SIAL Paris pode movimentar mais de R$200 milhões

Neste ano, a SIAL ocorre entre os dias 15 e 19 de outubro, no Parc des Expositions de Paris-Nord Villepinte, próximo ao Aeroporto Charles de Gaulle. O evento reúne mais de 150 mil visitantes de 110 países, dentre produtores, importadores, compradores e varejistas. É a volta presencial da maior feria de alimentos do mundo. A última edição ocorreu em 2018.

 

Este ano, a Missão Comercial SIAL Paris 2022, promovida pela CNI em parceria com o Sebrae, pode movimentar mais de R$200 milhões em exportações nos 12 meses seguintes.